quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Caminho da Fé 2012 - 5º dia Paraisópolis a Campos do Jordão 63 Km

Saudações amigos e amantes do MTB,

Todas as fotos: 210 fotos

Como sempre fiz nas edições anteriores, o 5º dia de nossa jornada reservou a maior e mais difícil subida do percurso. Embora esse tenha sido o dia mais curto, três grandes obstáculos foram vencidos.
Partimos de Paraisópolis após um excelente café da manhã com direito a levar uma fornada de mini pães de queijo para o lanchinho da manhã. Os primeiros 12,5 Km são tranquilos com apenas uma pequena subida antes de chegar ao bairro do Canta Galo. Vilarejo "bonitinho" encravado no meio das montanhas e cercado de florestas de araucárias. Desta vez não esquecemos de pegar o carimbo no bar antes da Igreja.
Percorremos as ruas de terra do bairro e subimos a íngreme rampa da Serra do Canta Galo com suas matas e curvas. Foi um "aquecimento" para o que estava por vir. Um grande sinalizador turístico marca a descida de 3 Km para a cidade de Luminosa. Paramos para várias fotos do vale que fica entre a Serra do Canta Galo e a Serra da Luminosa.
Esse é um momento para curtir a paisagem e pensar nos desafios que já superamos e os que estavam por vir.
A descida é veloz e arriscada, pois velocidades incompatíveis com as curvas fechadas podem levar facilmente a acidentes.
Chegamos em Luminosa, a 890 m de altitude, pouco depois das 10 h. Reabastecemos nossa caixa térmica, pegamos nosso carimbo nas credenciais e partimos rumos aos primeiros 4 Km da Serra da Luminosa até a pousada da D. Inês.
Dos 4 Km até a pousada, os 2 primeiros Km são mamão com açúcar. Os dois Km finais exigem muito esforço, para quem já passou a pouco por uma grande serra. Alguns trechos morro acima sempre estão com muitas pedras soltas e a inclinação pede o famoso "volantinho" da humildade e muita técnica.
A chegada na pousada da D. Inês é uma festa familiar. Fomos recebidos com muito carinho e inundados com quitutes típicos mineiros. Bolo de banana com canela, broa de milho embalada na folha de bananeira, biscoitos de polvilho e bananas da serra à vontade. Isso tudo antes do nosso almoço ser servido.
Depois de comer e descansar nos chão frio (o que foi ótimo), partimos morro acima para encararmos a Serra da Luminosa e suas subidas com incríveis 30% de desnível positivo em alguns trechos.
Desta vez o Pedrão subiu conosco com o carro de apoio todo o "quebra perna". A Pajero demonstrou para que foi feita e honrou o DNA 4x4 sem nenhum esforço. Desta vez o Pedrão realmente se divertiu...
Antes de chegarmos na divisa de estado MG e SP, há a maior e mais difícil inclinação da Luminosa e literalmente "quebra" qualquer resistência e energia que ainda resta.
Fizemos várias fotos no marco da divisa e seguimos rumo ao asfalto por um sobe e desce cansativo. Passamos pelos lagos do Pesca na Montanha e subimos até os 1810 m (no asfalto). Não deu para fotografar devido o mato estar muito alto. Em anos anteriores a vista é espetacular...
Desta vez não seguimos pelo asfalto até Campos do Jordão. Pegamos a estrada da Campista que é a rota do Caminho da Fé. Depois de carimbar as credenciais entramos na difícil estrada da Campista. Eu e o Wagner sabíamos que o início desta estrada estaria muito ruim, pois fez parte da última etapa da Copa Sram da qual participamos - Desafio da Mantiqueira.
Passado pouco mais de um 1 Km nesta estrada ruim, ela piorou muito e tornou-se muito arriscado pedalar exaustos pelos seus 6 Km. Eram muitos buracos e erosões enormes com muitas pedras soltas e raízes de árvores expostas. Demoraria muito tempo para percorre-la e o avançar da hora nos levaria pedalar em temperaturas muito baixas no meio da floresta.
Ponderamos isso e colocamos as bikes na Pajero. Percorremos o trecho pior com cuidado e chegamos bem próximos da Pedra do Baú. Descemos as bikes e encaramos o final do percurso de sobe e desce interminável e cansativo.
O Zé Augusto estava pilhado e acelerou prá valer. Acho que estava ouvindo o chamado do Chopp do Baden... Hahaha...
Chegamos em Campos por uma estrada muito mal cuidada e pedregosa, que em outros anos não estava assim.
Fomos direto para a Pousada do Peregrino carimbar as credenciais. Voltamos para Capivari e paramos no Baden-Baden para a merecida comemoração.
Descemos algumas quadras e nos hospedamos na ótima pousada Big Bear, que sempre acolhe muito bem os ciclistas e permite alojar as bikes no apartamento. Merece esse destaque!

Depois de um maravilhoso jantar de massas italianas presenteado pelo Wagnão (nosso muito obrigado!) dormimos prá valer.
Amanhã partiremos para Aparecida...