sábado, 20 de outubro de 2012

Caminho da Fé 2012 - 3º dia Pico do Gavião a Borda da Mata 82 Km

Continuando nossa jornada...

Fotos do 3º dia: 138 fotos

Neste terceiro dia a paisagem mudou completamente. Deixamos para trás todo e qualquer contato com os canaviais e a visão do cerrado. Montanhas e plantações de café de altitude nos acompanharão até o fim do caminho.
Os primeiros 200m saindo da pousada Pico do Gavião são de doer: Uma rampa curta com inclinação de 15% com a musculatura fria. Cuidado com a empolgação para não distender um músculo. Humildade e volantinho não fazem mal a ninguém! Hahahaha...
A descida para Andradas é show. Quase 500m de desnível em 8 Km com piso pedregoso e escorregadio, mas com uma paisagem de tirar o fôlego. Não desçam pelo asfalto para não perder a vista da serra, mas se por algum motivo precisarem ganhar tempo, a descida pelo asfalto é das mais velozes. Já fiz em outros anos e tem seu prazer especial em atingir velocidades acima de 70 Km/h.
Chegando a Andradas e passamos direto pela cidade e fomos para a Vinícula São Geraldo para degustar os deliciosos sucos de uva e comprar Jeropiga (licor de vinho) e a Grapa (aguardente de uvas) premiada que produzem. Vale a pena  visitar a vinícula pois é muito bonita.
Pronto! Chega de delongas e vamos encarar a Serra dos Limas!
São vários Km até a base da montanha propriamente dita. Avistamos o sopé da montanha após o grande falso ipê. Para nossa surpresa toda a subida da Serra dos Limas foi asfaltada e diminuiu a dificuldade de tração desta serra. Isso facilitou só um pouco, pois a inclinação é exatamente a mesma e o “volantinho da humildade” come solto. A subida toda, saindo de Andradas, tem 12 Km e 450m de desnível praticamente contínuos. A parte mais íngreme da subida concentra 250 m de desnível positivo em apenas 2 Km com trechos de 16% de inclinação. É um desafio até para os mais treinados e vencê-la é um prazer pessoal.
A descida do outro lado da montanha nos leva ao bairro de Barra dos Limas. São 9,4 Km com 340 m de desnível com estrada bem cuidada este ano. Em anos passados este trecho estava muito perigoso e praticamente intransitável a veículos. Ano a ano acompanhei vários momentos desta parte do caminho e estar bom para descer é uma loteria.
Um rápido lanchinho e hidratação e saímos de Barra rumo a Crisólia e Ouro Fino. A saída de barra é uma subida absurda com 700 m de extensão e 120 m de desnível (17% de inclinação) e empurramos as bikes com o nariz pra cima humildemente. As gretas de chuva não são profundas, mas tiram a tração da bike com muita facilidade e não dá tempo pra desclipar  sapatilha. O risco de bater os joelho no chão é grande. Sempre cuidado e respeito com esta parte do percurso. 
No alto desta subida atravessamos um córrego com uma queda dágua e cachoeira. É sempre muito divertido e bonito. Fotos são inevitáveis. E continuamos subindo forte até as plantações de café.Daí até crisólia o caminho é muito bom. As belíssimas paisagens de montanha enchem os olhos. Almoçamos em crisólia e fomos para Ouro Fino rapidamente, pois o trecho é curto e rápido.
Em ouro Fino as fotos frente ao monumental “Menino da Porteira” é uma regra. Chegando na basílica da cidade não se esqueçam de fotografá-la, pois é uma das mais bonitas obras de arte e engenharia.
Pedalando "tranquilamente" mais 10 Km chegamos a um lugar sossegado e que merece parada obrigatória. O bar do Maurão é ponto de carimbo na credencial do Caminho da Fé e sua pessoa é muito agradável. Sempre tem uma palavra e uma conversa boa. Seu pastel é imperdível e não dá para comer um só. Né, Wagnão?
Saindo de Inconfidentes aconteceu o único acidente de nossa jornada. Um imprudente cidadão de Inonfidentes abriu repentinamente a porta de seu uno bem em cima do Zé Augusto, derrubando-o no chão. Ferimentos leves nos dedos da mão e canela direitas. Momento de tensão e desespero do condutor.
Prudentemente com os ânimos contidos seguimos para Borda da Mata.
Ânimos contidos? Só eu sei... O Zé extravasou sua raiva e adrenalina pedalando a milhão. Parou exausto pouco antes da Pousada das Águas. É isso mesmo! Levou vários Km para aliviar a tensão. E eu no vácuo dele. "Vai, Zé! Não socou a boca, então soca a bota!! Hahaha...
Entre Inconfidentes e Borda da Mata são 20 Km, mas os últimos 10 km destroem as últimas reservas de energia que sobraram. São “5 pulos” curtos de 400 a 700m com inclinações de 10 a 14%. Estejam preparados para este esforço final e não esqueçam de suplementar com Gel energético. Facilita muito e previne câimbras.
A surpresa foi encontrar um peregrino caminhante quase chegando a Borda, o Carlão. O prazer de ajuda-lo com água gelada e Gatorade foi  indescritível. A expressão de alegria dele pela ajuda inesperada, justo no fim do dia, foi gratificante. E isso é a essência do caminho da fé! Fizemos fotos lindas com os dois tipos de peregrinos: de bike e à pé.
Chegamos em Borda da Mata em pleno crepúsculo e fomos direto nos hospedar no Hotel San Diego, que é a melhor opção de Borda da Mata. Tem jantar e café da manhã, além de permitir as bikes no quarto.
Prepara o lombo porque amanhã o dia tem 82 Km e quatro grandes desafios pela frente. Duas serras de manhã e duas à tarde. E são longas e com grandes subidas.

Fotos do 3º dia: 138 fotos

4 comentários:

José Augusto disse...

Realmente neste terceiro dia muda a paisagem e muda também a inclinação do terreno, começamos a entender o tal CAMINHO DA FÉ...!

Outra demonstração de que NOSSA SENHORA APARECIDA nos acompanha nesta peregrinação...foi o fato do pobre homem abrir a porta do carro e derrubar o cara certo...!
E ainda coincidentemente enquanto eu me recuperava do tombo sentado no meio da rua, meu celular tocou, eu atendi, com o tempo que passou pude refletir um pouco, esfriar a cabeça e apenas estender a mão ao cidadão sugerindo-lhe que tenha mais cuidado...!
RhuRhuuuuuuuu....vamos em frente.....!

José Augusto disse...

Pessoal vocês não tem ideia do quanto este cidadão de barba branca anda....SÓ POR DEUS...! é incrível....prá não dizer invacreditável....!

Anônimo disse...

Um dia quero encarar uma aventura dessas com vocês! Boa sorte e vão na fé! Abraços Otavio Araujo

Braz disse...

Otávio, vc será muito bem vindo!