segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Caminho da Fé 2012 - 4º dia Borda da Mata a Paraisópolis 81 Km


Continuando nossa Jornada para Aparecida...

Todas as fotos: 147 fotos
O 4º dia foi o mais desafiador do nosso Caminho para Aparecida. Foram 81 Km com 4 grandes serras com aclives duríssimos e muito longos. Eu perdi de registrar toda a saída de Estiva, por isso a diferença na kilometragem. Mas isso não afetou o registro do desnível acumulado.
Na parte da manhã fizemos as montanhas que nos levaram a Tocos do Mogi e a Serra de Santana do Pantano (Serra da Calçada). À tarde fizemos a mais difícil serra do do dia: A Serra do Caçador e a chegada a Paraísópolis com seu percurso de picos e vales sequenciais com muitas curvas conhecido como "Autorama".
Saímos de Borda da Mata com destino a Tocos do Mogi bem cedo e acompanhados pelo Carlão, o peregrino caminhante. Logo no Km 5,5 começa a pesada e contínua subida de 3,5 Km com 300m de desnível. Ela começa amena e vai progressivamente dificultando o deslocamento, sendo os 2 Km finais com 242 m de desnível (12% de inclinação média). Após essa grande subida há uma sequência de 3 picos até chegar a Tocos. Desta vez eu zerei esta subida, sem por o pé no chão.
A saída de Tocos do Mogi é "uma espécie de brincadeira" com o peregrino ciclista. De cara, ainda dentro da cidade, uma rampa de bloquetes com 400 m e 12% de inclinação é seguida por outra de terra com 2 Km de extensão e inclinação de 10 a 13%. São 10 Km de Tocos do Mogi até a Serra da Calçada.
Essa Serra possui uma das mais belas vistas do caminho e é dividida em três partes que nos levam até Estiva. Uma descida de 2,4 Km e 350 m de desnível seguida por uma "subidinha" de 2 Km e 10% de aclive seguida por outra descida pedregosa e cheia de curvas com 3,8 Km e 300 m de desnível. É uma prova de resistência e habilidade... Felicidade geral, pois zeramos a Serra da Calçada. UHUUUU...
Almoçamos em Estiva e descansamos um pouco. Saímos rapidamente para encarar a Serra do Caçador pois o dia é curto para tamanho percurso cheio de serras.
De Estiva a Consolação são 20 Km e após 5 Km chegamos à base da Serra do Caçador. Encaramos os 2,8 Km com ascenção contínua de 10 a 12% de inclinação, sendo os últimos 200 m a 15%.
Justo no final em que você já esta "esguelado" de cansaço há essa pancada de 200 m com desnível de 30 m.
É um momento festivo porque nós três zeramos o caçador também.
Pensa que acabou? Não! Após uma pequena descina há uma nova rampa com 10 a 12% de inclinação. Depois de vencida as fases de aclive, uma "ma-ra-vi-lho-sa" descida de 6 Km com 350 m de desnível nos leva a consolação.
Os últimos 22 Km de Consolação a Paraisópolis fizemos pelo asfalto devido a avançar do horário. Deixamos o "Autorama" das montanhas antes de Paraisópolis para outra oportunidade.
Chegamos e fomos direto para a Pousada da Praça onde sempre somos muito bem recebidos e hospedados.
Garrafa de Jeropiga aberta para começar a comemoração seguida do ótimo whisky Swing.
Depois de cuidar das bikes e jantar fomos descansar para recuperar as forças para o dia seguinte.

Todas as fotos: 147 fotos

3 comentários:

Irineu disse...

Eta Serra do Caçador, dá cansaço só de pensar, mas dá saudades também !!!

José Augusto disse...

Realmente este dia é um dos mais desafiadores, comemoramos muito cada serra transposta....!

Irineu disse...

Whey Protein + BCCA + Jeropiga = Energético Caminho da Fé, por isso que o Zé transpôs todas as montanhas... hahahahaha...!!!