quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Caminho da Fé 2012 - 1º dia Descalvado a Casa Branca 102 Km

Saudações amigos do pedal e de fé,

Fotos do 1º dia: 70 Fotos

Eu (Braz), Zé Augusto e o Wagner percorremos o Caminho da Fé de 06 a 11 de outubro escoltados pelo nosso parceiro de fé Pedro da Rocha pilotando o veículo de apoio.
No mapa ao lado está nosso percurso destacado em amarelo. Pode-se ver também os diversos troncos do caminho convergindo para a cidade sede Águas da Prata.

Um pouco da história do caminho: adaptado do site caminhodafe.com.br
O Caminho da Fé (Brasil), inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela (Espanha), foi criado para dar estrutura às pessoas que sempre fizeram peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, oferecendo-lhes os necessários pontos de apoio.
A idéia da sua criação ocorreu após um dos organizadores percorrer por duas vezes o conhecido caminho espanhol. Imbuído do propósito de criar algo semelhante no Brasil, convidou alguns amigos aos quais expôs seus planos, tendo recebido pronta acolhida dos mesmos.
O percurso mais longo começa em São Carlos e são 540 km dos quais aproximadamente 300 km atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto (menos de 10%), proporcionando momentos de reflexão e fé, saúde física e psicológica e integração do homem com a natureza.
O ponto mais alto do caminho está em Campos do Jordão a 1810m de altitude e a jornada acumula 11 Km de desnível acumulado em aclives (comparado ao nível do mar).
O peregrino pode começar sua jornada de vários pontos e troncos e pode percorre-lo à pe ou de bicicleta.
O Mapa do Caminho da Fé é amplo de está sempre acrescentando novas cidades. Quem sabe chegaremos ao 820 Km do caminho de Santiago de Compostela (França e Espanha)...
Seguindo sempre as setas amarelas, o peregrino vai reforçando sua fé observando a natureza privilegiada, superando as dificuldades do Caminho que é a síntese da própria vida. Aprende que o pouco que necessita cabe na mochila e vai despojando-se do supérfluo.
Exercitando a capacidade de ser humilde, compreenderá a simplicidade das pousadas e das refeições. Em cada parada, estará contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das pequenas cidades e propiciando a integração cultural de seus habitantes com a dos peregrinos oriundos de todas as regiões do Brasil e  de diferentes partes do mundo.
A característica do caminho para o peregrino ciclista é que as desafiadoras elevações são progressivamente maiores e naturalmente adaptáveis ao passar dos dias. Embora o esforço físico cobre seu preço, a frequência cardíaca adapta-se ao pedal contínuo e torna-se menor a cada dia.

Programação:
A Jornada para a casa de Nossa Senhora Conceição Aparecida começou dia 06/10 partindo de Descalvado-SP. Programamos percorrer os 500 Km em 5 dias e meio. A chegada estava prevista para o dia 11/10 em torno do meio dia.

1º dia: Descalvado a Casa Branca 102 Km 
Descalvado
Dormimos no Hotel Descalvado e saímos às 6:30h com destino a Casa Branca.
Porto Ferreira
Os primeiros 20 Km até Porto Ferreira são tranquilos, sem grandes elevações e com desnível negativo. O ponto marcante de Porto Ferreira e a travessia do Rio Mogi por uma ponte ferroviaria em arcos de aço. A foto do mirante lateral é obrigatória.
O primeiro desafio é atingir Sta Rita do Passa Quatro com seus 300 m de desnível positivo. Mas essa ascenção não é complicada e é transposta com facilidade. A Igreja da cidade tem 153 anos e é uma das mais belas do caminho. É cercada por palmeiras imperiais muito altas.
Sta Rita do Passa Quatro
Tambaú
Os próximos 28 Km nos levaram até Tambaú, cidade do Padre Donizete, e é um marco do Caminho da Fé. É considerada por muitos fiéis o marco Zero. Mas é puro bairrismo. A praça em torno da Igreja tem fontes jorrantes para nos refrescarmos e água filtrada nos grandes potes de barro. Almoçamos no famoso e tradicional bar do Geninho. Não podem perder o Bife a Cavalo com dois ovos fritos.
Seguimos os últimos 34 Km sem grandes desafios. A tarde foi penosa devido ao calor e o longo percurso após o almoço. Esta trilha é muito bonita e atravessa matas e fazendas. Os canaviais ainda são muito presentes.
Casa Branca
Chegando em Casa Branca passamos pelo Monastério e assinamos o famoso livro de intenções. A Igreja é muito bonita e tem sua fachada toda feita em mosaico de pastilhas em alusão ao nascimento de Jesus.
Hotel Coeza
Saimos da trilha de setas amarelas e demoramos um pouco para encontrar nosso hotel. Nos hospedamos no Hotel Coeza onde a recepção foi excepcionalmente cordial e atenciosa.
Como sempre a primeira atenção é para com as bikes. Limpeza geral, tratamenteo das correntes com WD 40, calibração do pneus e deixar tudo pronto para não atrasar a saída do dia seguinte.
No 2º dia tem Serra da Farturaaaaaa!!!!

Todas as Fotos do 1º dia: 1º dia - 70 Fotos

5 comentários:

Irineu disse...

Parabéns principalmente ao Drs. Braz e Wagner que enfrentaram essa jornada de Full Suspesion !!! Deverão estar treinadinhos para a corrida de domingo. Abs. Irineu.

José Augusto disse...

Ôooooo Ziri...??? Tudo bem desta vez passa....!


José Augusto disse...

Braz, Wagner e Pedrão... nossa peregrinação foi especial e marcante...o sucesso se deu a um conjunto de fatores positivos, como companheirismo, respeito, dedicação, paciência, doação, preparo físico, tempo bom, muita determinação, etc...etc...etc...!

Obrigado pela companhia...!

Abraços...!

Irineu disse...

Ô Zé desculpe vc também merece destaque, mesmo com sua hello kity de 7,5 kls, vc tem a idade um pouco avançada e não é mole efrentar aqueles morros... hahahaha.. abs. véio.

PY2255 SWL disse...

Legal achei muito interessante tudo isto espero er mais comentários sobre este lugar . Gostei parabens.

PY2-255SWL
Visite: http://qsldobrasil.blogspot.com