quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Caminho da Fé 2012 - 2º dia Casa Branca ao Pico do Gavião (Andradas) 92 Km

Continuando a Jornada para casa de Nossa Senhora...

Click para fotos do 2º dia: 136 fotos

Na manhã do domingo, dia 07/10 e dia de eleições municipais, acordamos às 5h e a descontração tomou conta do ambiente. O hotel Coeza estava praticamente vazio e o café da manhã foi servido pontualmente às 6h como combinado.
Os peregrinos deste ano acordam naturalmente muito cedo e não houve problemas para inciar o pedal no melhor horário. Como o sol nasce pouco antes das 6h aproveitar esse clima ameno faz o pedal render muito bem.
Saímos direto para a trilha de setas amarelas para Vargem Grande do sul a 31 Km. Uma rua muito íngreme marca a saída da cidade de Casa Branca até chegarmos ao bosque de eucaliptos e pinheiros. Pegamos alguns trechos de terra e saímos no asfalto que leva a Vargem Grande. É um trecho veloz do caminho e rende bem.
Chegando em Vargem Grande é prudente hidratar-se e alimentar-se bem, pois teremos pela frente 20 Km em ascenção praticamente contínua dos 600 aos 1520 m de altitude. Alguns trechos apresentam inclinação de até 18%. Essa é a primeira amostra do que está por vir neste maravilhoso caminho.
A pior subida está pouco antes de chegar na pousada da dona Cidinha. A subida foi dificultada por muita pedra solta e gretas de chuva em diagonal onde os pneus escorregavam e perdia-se a tração. Mas estamos aí pra isso mesmo: "Mountainbiking".
A D. Cidinha não estava na pousada e entramos com um parente dela para fotos na pedra grande e uma coca-cola geladíssima. Escalar a pedra com as imagens do Cristo e Nossa Senhora Aparecida é de lei. Lembrem-se que a D. Cidinha mantém uma geladeira repleta de refrigerantes, gatorade e cervejas. É um oasis!
Seguimos para a segunda e mais forte parte da subida, pois é longa e íngreme.
No alto da serra o visual é espetacular e a sensação parte do dever cumprido é ótima.
Descemos para São Roque da Fartura e justificamos nosso voto.
Saímos com a  programação de almoçarmos em Águas da Prata. E tome mais subida até o alto da montanha aos 1520m. Descemos para Águas onde almoçamos e passamos na Sede do Caminho da Fé.
Na sede compramos os adesivos para a Pajero de apoio e as bikes. Depois de um breve descanso, encaramos a subida do pico do gavião no período da tarde.
Esse trecho nos leva ao pico do gavião passando pela ponte de pedra e suas cachoeiras. É um trecho difícil com rampas muitos íngremes, embora curtas. É um pedal técnico e sofrido, mas o visual compensa qualquer esforço.
Nos hospedamos na Pousada Pico do Gavião, que faz parte do Caminho da Fé e possui carimbo próprio para a credencial do peregrino.
Amanhã tem desafios maiores com a Serra dos Lima e a saída de Barra.

Click para fotos do 2º dia: 136 fotos

Um comentário:

José Augusto disse...

Gente...vou confessar a vocês um outro dado importante desta peregrinação...!
Em cima destas 3 bikes e no piloto da Pajero que nos apoiava, a soma de experiência de vida chega a 200 anos...Fala serio...aos 50 anos com saúde para encarar esta peregrinação...temos que agradecer muito...!
OBRIGAGO NOSSA SENHORA APARECIDA...pela saúde e pela companhia durante o trajeto...!