quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Desafio da Mantiqueira - 2ª Parte "A Prova"


Chegou o grande dia do desafio...

Eu e o Wagner nos hospedamos no mesmo hotel, cada um acompanhado de sua família. O amigo Tulio Curi  com a Josie também estavam lá para aproveitar o fim de semana e nos ajudar nos que fosse necessário.
Saímos bem cedo e fomos para o local da prova. Lá encontramos o irmão do Sandro da Sempre Bike, Sergio, com o stand da Soul Cycles repleto de Bikes 29 da Soul e uma bela full suspention da La Pierre.
O movimento de carros de equipes e a quantidade de bikers era grande. Foi nítida e expressiva o usos de bikes de rodas grandes nesta corrida tão difícil. Segundo a organização a presença das 29er mais que dobrou em um ano. A tendência está se confirmando.
Foram 430 inscritos nas duas categorias, sendo que disputamos a PRO Sram XX 55 Km com 160 atletas e 110 competidores chegaram. A categoria Sport Sram X0 contou com 270 inscritos e 191 completaram a prova.

PRÓ-SRAM XX 55km - marcado por sua dificuldade técnica, exigindo muita habilidade e principalmente resistência física. O percurso da Pró terá muitas trilhas e estradinhas. Em média, este percurso será completado em 04:00h.
SPORT-SRAM X0 45km - exigirá do biker mais resistênica física para completar todo o percurso; que terá principalmente estradinhas e algumas trilhas; completados em média em 03:00h.


O percurso abrange áreas dos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.
A largada em movimento foi absolutamente pontual as 9:15h e nos levou a uma estrada de terra pouco utilizada por veículos. A categoria Sport largou às 10h.
Começamos a prova mais difícil que já participei aos 1800m. Depois da estrada inicial calculo que foram +/- 15 Km de single track dentro da floresta de araucárias percorrendo trilhas de mateiros e colhedores de pinhões. Partes do caminho atravessavam as erosões escavadas pelas águas deixando muitas raízes expostas. Cruzamos riachos barrentos seguidos imediatamente por barrancos muito íngremes. Precisava de muita habilidade e coragem para acelerar antes da água e tracionar morro acima. Claro que não fiz isso. Empurrei muuuuito... Aliás, nunca empurrei tanto a bike e usei tanto a relação mais leve... Minha sapatilha estourou a sola de tanto pisar nas pedras!!
Depois de vencer essa extenuante etapa de single track florestal percorremos trilhas à beira do abismo por muitas centenas de metros e mais single tracks pelas matas (de novo). Chegamos a uma estrada de chão batido sinuosa e dura que nos levou morro abaixo até a altitude de São Bento do Sapucaí (990m). Nesta fase da prova o que incomodava era a dor nos punhos de tanto segurar bike...
A fase de retorno a nossa altimetria inicial foi um duríssimo estradão de 10 Km com ascensão contínua variando de 10 a 15%.
Que saudade da subida da carvoaria... O "carvoeiro" virou descida a partir dessa prova! Hahahaha...
A categoria Sport juntou-se a nós da PRO, mas não tinham que percorrer o single track do Hotel (postagem anterior).
A chegada foi maravilhosa e a sensação de completar essa prova dura e seletiva foi indescritível.



O campeão pela 5ª vez foi o atleta Edivando de Souza Cruz de Ilha Bela com 2h34' (incríveis 21,42 Km/h)
O Wagner chegou em 4º na categoria Veteranos da PRO com 5h45' (9,56 Km/h)
Eu (Braz) cheguei em 6º na categoria Senior B da PRO com 5h15' (10,47 Km/h)

Agora é aguardar dia 30 para encarar a 6ª Etapa da ALIGA.

7 comentários:

Irineu disse...

Parabéns Drs. Braz e Wagner. Fazer a inscrição é uma loucura; ir na prova é uma insanidade, porém terminar uma prova dessas, é uma grande conquista. No próximo ano que sabe vou..a s s i s t i r......rsrsrsrsrsrsrs. abs. Irineu.

José Augusto disse...

Parabéns aos dois pela coragem....não estou nem um pouquinho arrependido de não ter ido...hahaha.

Anônimo disse...

Parabéns pelo feito de chegar ao final da prova e CONGRATULAÇÕES por ter pego uma excelente classificação! Não sei se teria coragem pra enfrentar uma dessas ai não!!
Otavio Araujo

Chicão Fenix disse...

21.42 de média?!O nome do cara é Edivando ou Edi voando ? Ha,ha,ha,ha. Obrigado Bráz por não ter me convidado! Ha,ha,ha. Temos um amigo em comum que pode te ajudar.. é o Miltinho Maguolo...é só prá conversar... eu vou junto com vc...num deixo ele te internar, OK? Ha,ha,ha,ha. Abç.

Rodrigo disse...

Parabéns pelo feito, e bem vindos às trilhas da Serra da Mantiqueira! Rsrs...
Aproveitem para correr o Big Biker de 2013, principalmente a prova de Santo Antônio do Pinhal, que sobe até Campos do Jordão e depois desce pelo Zig Zag! Rsrs.
Gosto muito dessas provas também, e realmente é muito boa a sensação de concluir essas provas mais duras e arriscadas.
Abraços a Todos!

Dú Romero disse...

Parabéns aos Doutores por terem concluido bem a prova! Sem dúvida, agora é mais uma para engordar o currículo e agregar conhecimentos!!! Legal!!!
E aí, Tulião? Ficou só no "sussa", heim, parceiro?...rss
Abraços.

Dú Romero disse...

Esse "tal" de Edivando de Souza Cruz é O CARA!...rss

Ele tem em seu "gordo" currículo: 1 medalha de prata no Pan Americano 2003, 2 medalhas de prata no Jogos Sul-Americanos (2002-2006) e participação olímpica em Atenas (2004). Possui 4 titulos nacionais no Campeonato Brasileiro de MTB "Cross Cowtry" e dois nacionais em maratonas.

Éééé... uma beleza de curriculo, heim???...
hehehehehe...