sexta-feira, 24 de junho de 2011

VIII MARATONA 100 Km DOS CANAVIAIS (2ª Parte) - "Nossa Participação"

Esta prova era aguardada com muita ansiedade pois gostamos de longos e desafiadores percursos.
Fiz minha inscrição dia 08 de abril para a Maratona 100 Km dos Canaviais pois queria manter-me focado em participar.
Fomos eu (Braz), Murari, Zé Augusto, Irineu e a Carmem. Os amigos de pedal Renatinho e Alessandro (que participaram ano passado) não foram. O Dú Romero também não pode comparecer.
Então com tudo organizado e arrumado fomos para Ribeirão Preto no sábado. Eu, Zé Augusto e Irineu saímos mais cedo para pegar nossas placas e chip de identificação para a prova na Multibike. Aproveitamos para comprar mais umas "coisinhas" até o Rodrigão chegar e nos informar que a BC Ciclismo estava aberta. Encontramos o amigo Glauber que nos recebeu muito bem. Consegui pneus Kenda Samall Block Eight 29 (mais velozes) para substituir os originais da minha bike.
Eu e o Zé Augusto fomos para o Hotel JP e o Irineu ficou no apto do Rodrigão.
Depois de tudo arrumado, jantamos muito carbohidrato com chopp Colorado (muito bom! Huuuuummm!) e aguardamos o Murari chegar com toda sua família.
Pela manhã a ansiedade já tomava conta da galera tanto que ninguém se atrasou no horário combinado. Até mesmo o Gabriel (filho adolescente do Murari) levantou de bate pronto.
Chegamos em Bonfim Paulista e já montamos a tenda do Pedala Catanduva. Nos encontramos com a Carmem que veio de moto no dia da prova. Pegou sua bike que estava comigo e tbm preparou-se para a largada. Bikes, uniformes e alimentação tudo nos conformes. A aglomeração de ciclistas começava a crescer e a cada minuto aumentava mais.
O Grid de largada foi aberto e rapidamente foi tomado por mais de 350 ciclistas e suas bikes. Mais de um quarteirão de bikes alinhadas e aguardando o Hino Nacional que precede o tiro de largada era uma visão impressionante. Ás 09:25h todos sairam e a aventura de 30, 50 ou 100 Km começou sem nenhum incidente.
O Murari e o Zé Augusto percorreriam o percurso como uma dupla, um apoiando o outro a superar os desafiadores 100 Km de pó vermelho e muito sol. O Zé Augusto recomeçou no MTB a poucas semanas e ainda não havia percorrido uma deistância dessas. E ainda por cima sem parar!!!! O Murari, por sua vez, estava enfrentando o desafio pessoal de superar o acidente que o retirou da disputa dos 100 Km do ano passado. Ele caiu e se feriu seriamente no reconhecimento do percurso de 2010.
O Irineu, na categoria Sub 60, correu o percurso de 50Km obrigado pelo regulamento. Todo mundo sabe que ele é especialista em longos trechos de 100, 120 e até 140 Km. No grid de largada estava lá ná frente com o pessoal da elite. Tá podendo, hein? 
 Eu estava estreando bike completamente diferente do que eu pedalava. Pedalei minha Giant Full 29" e não sabia como seria o comportamento dela. Como no ano passado programei-me para acelerar nas duas primeiras horas e seguir o que o percurso reservasse para o tempo restante até o final. Fiz 24,5 km/h na 1ª hora, 21,7 Km/h na 2ª hora, 18,6 nas duas horas seguintes e 21,8 nos últimos 47 min. Foi sensacional pedalar uma 29" em ritmo de prova. A resposta e ótima e a transmissão de 30 marchas responde muito bem a qualquer tipo de obstáculo. O volante 42 é usado por muito mais tempo e o volante 24 permite subidas muito mais fortes.
Todos completamos a prova e o único que não teve problemas foi o Murari. Eu ralei o joelho esquerdo no túnel sob a rodovia. O Zé Augusto e a Carmem tbm cairam e os ralados nos joelhos estão aí para lembrança. Mas nossa infelicidade maior aconteceu com o Mestre Irineu. Na última curva ele foi atrapalhado por um ciclista mais lento e caiu com muita força ao chão. Cruzou a linha de chegada empurrando a bike e ficou em 2º lugar na sua categoria. Parabéns Irineu pela garra e superação.
O mais emocionante para mim foi ver minha esposa na linha de chegada. Foi a primeira vez que nossas esposas e familiares nos acompanharam. Fiquei tão emocionado que saí rapidinho para não desabar em choro de emoção. Lentamente nos reunimos na tenda de apoio, nos reidratamos e curtimos nosso momento de realização pessoal. Cada qual relembrava um episódio do trajeto e a alegria era contagiante.
Combinamos de encontrar nossas famílias no shopping após nosso banho no hotel para jantarmos.
O Outback continua um espetáculo e sua comida apimentada um show.
Retornamos para Catanduva programando os próximos eventos deste ano e até do ano que vem. A cada momento flashs da corrida vinhas à mente e tornava-se assunto para muita análise e futura estratégia para as próximas provas.
O pessoal está motivado e unido. Espero que os outros companheiros de Catanduva contagiem-se com esta animação toda e participe das próximas corridas. Se possível com as famílias junto. É um incentivo maravilhoso te-los conosco.
Até a próxima. BRAZ.

8 comentários:

José Augusto disse...

Ai galera!!!

Valeu cada segundo que gastei com o planejamento, participação e comemoração com esta prova.

A diferença entre fazer um pedal e participar de uma prova é muito diferente, O PRAZER DE SUPERAR O DESAFIO DOS 100 KM DOS CANAVIAIS É INDESCRITÍVEL...ainda mais quando sua família pode estar na chegada para comemorar e lhe amparar.


Obrigado MuraroMMM, Doctor, Ziri,Carmem, Leleda e Marina,ano que vem voltamos, afinal até lá dá para esquecer das dddooorreeeesss!

Rodrigo disse...

Parabéns a todos por mais esse desafio e superação!!!
Apesar do acidente do Irineu ter nos dado um susto grande, Graças a Deus ele está bem, e logo estará de volta nos pedais!
Obrigado ao Cassiano (biker de Jardinópolis/SP) que já pedalou com a gente aqui em Catanduva e ao reconhecer o Irineu na chegada da terra, o colocou no seu carro com a bike e os levaram até a praça para as devidas providências.
Sempre que precisarem de apoio em Ribeirão Preto, podem contar comigo. Abs, Rodrigo

Irineu disse...

Realmente valeu a pena mais uma vez em participar dessa prova. Com tombo, ralado, com dores, espero me recuperar em breve para estar junto de vcs novamente, nas próximas provas, obrigado pessoal de coração.

Irineu disse...

Rodrigo,Thaisa, um obrigado especial, por se dispuserem a me acompanhar todo o tempo no hospital, farmácia,e tudo o mais necessário durante o socorro.Vcs. foram simplesmente fantásticos, fico devendo essa.

Agradeço também ao anjo da guarda Cassiano que estava na chegada e prontamente se dispôs a transpotar-me até à praça de Bonfim, para o socorro pelo SAMÚ.

Anônimo disse...

Caros amigos de pedal. Pouco me sobra a comentar desse pedal após essa postagem e os comentários já feitos. Eu prometi a mim mesmo que não correria essa prova nunca mais após meu acidente no ano passado. Mas como diz o ditado ..."nunca diga nunca!". Tive todos os motivos para ir: família, amigos, vontade de provar a mim mesmo que seria capaz, desejo de mostrar ao meu pessoal que conseguiria terminar a prova (como se precisasse disso !!!). Mas valeu muito a pena e tenho só a uma coisa a lhes dizer: "OBRIGADO MEUS CAROS!!!"

Dú Romero disse...

Grande, galera!!! É isso aí!!!
PARABÉNS a cada um de vocês, amigos! Mais uma missão cumprida, e no entanto...que venham outras!

Mesmo eu não podendo estar presente desta vez, gostando de pedalar longas distâncias, digo que estive presente em pensamentos e torcendo bastante para que todos completassem bem esta prova, com segurança, com alegria, com sensação de realização, etc...
TORCI BASTANTE POR VOCÊS, AMIGOS!
Estava ausente mas "presente"!!!rsrsss...

Estamos juntos!!! Abraços.

Dú Romero disse...

MESTRE Ziri, meu amigo!
Saiba que alguns momentos são eternizados em nossa vida e nos mostram o verdadeiro sentido de viver! Você é um GUERREIRO, parceiro, por vivenciar estes MOMENTOS, indiferente de imprevistos, e que estes serão eterno para você!

Parabéns, MESTRE! Você é um GUERREIRO!!!

(só assim para te pararem mesmo, heim??? hahaha...)

Um abraço, amigão!

Dú Romero disse...

Muito bom, Mura!!!
É isso aí, Professor, mais uma vez você se superou e mostrou o quanto é FORTE! E você sabe disso!!!
A ultima vez que vi esta FORÇA foi no pedal da Lua Cheia, lembra???

PARABÉNS...