quinta-feira, 23 de junho de 2011

VIII MARATONA 100 Km DOS CANAVIAIS (1ª parte) - "O PERCURSO"

Saudações, meus amigos de pedal.
Esta postagem é muito especial e é dedicada à VIII Maratona 100 Km dos Canaviais, que ocorreu neste domingo (19) em áreas rurais na região de Ribeirão Preto. A largada e chegada foi em Bonfim Paulista, mas o percurso passou proximo a Dumont e Cravinhos.
Os 468 atletas de seis estados do país percorreram trajetos de 30, 50 ou 100 km .Os primeiros Kms e a largada foram comuns a todos neste desafio de mountain bike. Aliás, este é o maior evento de MTB do ano tanto em distância quanto em número de participantes.
A largada foi em movimento às 9:25h por volta do Km 3 e a chegada controlada por chip eletrônico que carregamos presos ao tornozelo esquerdo. Isso trouxe muita segurança aos participantes e muita facilidade/confiabilidade aos organizadores. A posição dos atletas era rapidamente checada com total segurança.
Logo após o Km 3 inciava-se uma longa subida de vários Kms seguida de longos trechos de desce e sobe. O piso estava perfeito para desenvolver boas velocidades médias, mas a vibração do piso irregular (seco e rachado com costelas) fez muito ciclista sofrer.
Dois pontos altos do evento foram a sinalização do percurso e os pontos de hidratação. Não era possível algum ciclista desidratar por falta de água. Somente se este não quisesse pegar os copos oferecidos em abundância.
A parte mais difícil da prova concentrava-se do Km 65 ao 80. Foram 15 Km de subida, não muito agressiva, mas contínuas. No Km 68 estava a subida mais íngreme da prova, mas curtinha. Para os que conhecem o caminho da fé, foi uma boa lembrança (mas beeeem menor). Nesta parte da prova o cansaço era evidente e os desavisados estavam propensos a grandes cãimbras.
Do Km 80 até a linha de chegada foi bem tranquilo, pois as descidas predominavam e eu aproveitei para ganhar muitas posições.
Para confirmar a chegada, tinhamos que subir um pequeno barranco à esquerda da última reta e passar entre as lascas de uma cerca. Os tapetes sensores foram colocados neste local para evitar a estrada movimentada ao lado.
O design dos troféus deste ano superaram os de 2010 (que eram muito bonitos). Parabéns!!!
Em 2012 não espero nada menos do que foi a corrida deste ano, com a mesma organização primorosa e o mesmo cuidado para com os atletas.
ABS. BRAZ.

3 comentários:

Cabeço das Águias disse...

Boas Amigos do pedal; sou Português e membro do Bikersbrasil, visitei o vosso blog e gostei muito do que vi, vejo que são uma equipe a maneira como aqui em Portugal, as vossas bikes são muito boas, com material do melhor que há, as fotos são espectaculares assim como os trilhos.
Estou registado no Bikersbrasil como Carlos Biker, convido-vos também a visitar o nosso blog, que é o seguite, cabecodasaguiasbiketeam.blogspot.com.
Boas pedaladas e até breve.

Ass: Carlos Biker

José Augusto disse...

Eu fui, completei e posso lhes garantir que a sensação ao cruzar a linha de chegada é ímpar, ainda mais quando sua família pode estar lá, obrigado Ledada em Marina!

Perdeu quem não foi...

Irineu disse...

Nosso blog está ficando internacional, fomos visitados pelo Carlos de Portugal. Assim que puderem visitem o blog deles, é muito bacana.