segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Momento Insano...Caiobá a Ilha do Mel de Bike!

Boa noite, Bikers!

Dia 17/09/12 estava sozinho em Caiobá com a bike e resolvi ir até a Ilha do Mel para conhecer a Fortaleza, pois em 2008 não tivemos tempo de ir até ela.

Meu irmão me deu a dica de eu ir de carro até Pontal do Sul/PR e atravessar de barco até a Ilha com a bike, mas quando vi no Google Maps que dava 20km de Caiobá até Pontal do Paraná, pensei: "Vou deixar o carro na garagem e vou de bike mesmo!"

Detalhe, esqueci que o barco para a Ilha eu não pego na cidade, e sim na ponta do Continente que fica mais perto da Ilha, e foram mais 17km! Rsrs.

Mas valeu a paisagem, pois foram 27km de beira mar e depois mais 10km para chegar até o porto para pegar o barco.

Como cheguei no barco já "varado de fome", pois já era 12h, chegando na Ilha já fui logo arrumar um restaurante para almoçar antes de começar a trilha até a Fortaleza.

Do restaurante fui para o Farol e de lá via beira mar foram 5km até a Fortaleza. Outro detalhe, a maré estava subindo e em alguns trechos eu precisei carregar a bike nas costas, invertento os papéis! Rsrs.
Chegando na Fortaleza e após as fotos tiradas do local, encontrei o Maurício que é o guarda do local e que também gosta de viagens de bike, dando a dica para a gente de fazer um pedal da Ilha do Mel/PR até Iguape/SP, mas nesse caminho é necessário a ajuda de barco 2 vezes.

Ele também me deu a dica de voltar para o trapiche por uma trilha, que foram 3km de single track no meio da Ilha, muito bom!


Já com 48km pedalados, já estava pensando em voltar de ônibus até Caiobá, pois estava cansado. Além disso estava com a sola da sapatilha solta e com a corrente da bike estralando.

Chegando no Continente as 17:30, resolvi voltar pedalando os 37km que pareciam não acabar nunca!!! Rsrs, mas consegui chegar as 20h e somando 85km de pedal.

Fica aqui a dica e as fotos de um pedal diferente!
Abraços a Todos!!!
Rodrigo
Socorro! Eu quero um escalda pés!!

domingo, 23 de setembro de 2012

Subida e Descida da Serra da Graciosa/PR

Boa noite, Bikers!

Dia 16/09/12 estive com o meu irmão e as bikes em Caiobá/PR e resolvemos fazer a Serra da Graciosa, mas dessa vez subindo ela pedalando para depois descer! Rsrs, pois em 2008 nós apenas descemos.

Paramos o carro em São João da Graciosa, onde logo ao cruzarmos o rio, começamos a subida de 14km, com duração de 1:45 e média de 5km/h! Rsrs, mas com a vantagem de apreciar melhor a bela paisagem que a Serra tem, e com o tempo limpo.
Após o fim da subida e algumas paradas para recuperar o fôlego, descemos os 14km em apenas 20 minutos!!! Rsrs.
Ao chegarmos no carro, encontramos com a esposa e o cunhado do meu irmão, Fernanda e Fernando, e paramos em Morretes/PR para comer o tradicional prato da cidade, o famoso Barreado!
O nome é estranho, mas o prato é muito bom!!! Rsrs.







Para acessar a aventura de 2088 click no link abaixo: http://www.pedalacatanduva.blogspot.com.br/2008/12/descida-da-serra-da-graciosapr.htm

Abraços a Todos!!!  Rodrigo (Bob Filho)

Pedalando com a Sempre Bike

Boa noite, Bikers!

Após 5 meses da última trilha que eu tinha feito no Horto Florestal de Brodowski / Batatais, enfim consegui voltar a fazer uma trilha.
Estava pensando em fazer a próxima trilha depois desses 5 meses sozinho, por não saber como seria o meu desempenho e de também não querer prejudicar o pedal de nenhum Biker.
Foi quando encontrei com o Rodrigo da Academia no dia 08/09/12 e o mesmo me convidou para fazer um pedal no domingo seguinte com o pessoal da Sempre Bike, me explicando ser um pedal curto, com média baixa e com café da manhã para Caputira.
Aproveitei a oportunidade para voltar as trilhas de bike e conhecer novos Bikers, pois de 20 Bikers que foram no passeio, apenas 3 eu conhecia! Rsrs.
Espero conseguir fazer pelo menos 1 trilha por semana, e não ficar mais esse tempo todo sem pedalar! Rsrs.
Abraços a todos e até o próximo pedal!
Rodrigo

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Desafio da Mantiqueira - 2ª Parte "A Prova"


Chegou o grande dia do desafio...

Eu e o Wagner nos hospedamos no mesmo hotel, cada um acompanhado de sua família. O amigo Tulio Curi  com a Josie também estavam lá para aproveitar o fim de semana e nos ajudar nos que fosse necessário.
Saímos bem cedo e fomos para o local da prova. Lá encontramos o irmão do Sandro da Sempre Bike, Sergio, com o stand da Soul Cycles repleto de Bikes 29 da Soul e uma bela full suspention da La Pierre.
O movimento de carros de equipes e a quantidade de bikers era grande. Foi nítida e expressiva o usos de bikes de rodas grandes nesta corrida tão difícil. Segundo a organização a presença das 29er mais que dobrou em um ano. A tendência está se confirmando.
Foram 430 inscritos nas duas categorias, sendo que disputamos a PRO Sram XX 55 Km com 160 atletas e 110 competidores chegaram. A categoria Sport Sram X0 contou com 270 inscritos e 191 completaram a prova.

PRÓ-SRAM XX 55km - marcado por sua dificuldade técnica, exigindo muita habilidade e principalmente resistência física. O percurso da Pró terá muitas trilhas e estradinhas. Em média, este percurso será completado em 04:00h.
SPORT-SRAM X0 45km - exigirá do biker mais resistênica física para completar todo o percurso; que terá principalmente estradinhas e algumas trilhas; completados em média em 03:00h.


O percurso abrange áreas dos municípios de Campos do Jordão e São Bento do Sapucaí.
A largada em movimento foi absolutamente pontual as 9:15h e nos levou a uma estrada de terra pouco utilizada por veículos. A categoria Sport largou às 10h.
Começamos a prova mais difícil que já participei aos 1800m. Depois da estrada inicial calculo que foram +/- 15 Km de single track dentro da floresta de araucárias percorrendo trilhas de mateiros e colhedores de pinhões. Partes do caminho atravessavam as erosões escavadas pelas águas deixando muitas raízes expostas. Cruzamos riachos barrentos seguidos imediatamente por barrancos muito íngremes. Precisava de muita habilidade e coragem para acelerar antes da água e tracionar morro acima. Claro que não fiz isso. Empurrei muuuuito... Aliás, nunca empurrei tanto a bike e usei tanto a relação mais leve... Minha sapatilha estourou a sola de tanto pisar nas pedras!!
Depois de vencer essa extenuante etapa de single track florestal percorremos trilhas à beira do abismo por muitas centenas de metros e mais single tracks pelas matas (de novo). Chegamos a uma estrada de chão batido sinuosa e dura que nos levou morro abaixo até a altitude de São Bento do Sapucaí (990m). Nesta fase da prova o que incomodava era a dor nos punhos de tanto segurar bike...
A fase de retorno a nossa altimetria inicial foi um duríssimo estradão de 10 Km com ascensão contínua variando de 10 a 15%.
Que saudade da subida da carvoaria... O "carvoeiro" virou descida a partir dessa prova! Hahahaha...
A categoria Sport juntou-se a nós da PRO, mas não tinham que percorrer o single track do Hotel (postagem anterior).
A chegada foi maravilhosa e a sensação de completar essa prova dura e seletiva foi indescritível.



O campeão pela 5ª vez foi o atleta Edivando de Souza Cruz de Ilha Bela com 2h34' (incríveis 21,42 Km/h)
O Wagner chegou em 4º na categoria Veteranos da PRO com 5h45' (9,56 Km/h)
Eu (Braz) cheguei em 6º na categoria Senior B da PRO com 5h15' (10,47 Km/h)

Agora é aguardar dia 30 para encarar a 6ª Etapa da ALIGA.

Desafio da Mantiqueira 2012 - 1ª Parte

Amigos do MTB radical,

No último fim de semana (15 e 16 / 09) eu (Braz) e o Wagner Villas Boas fomos participar da 11ª edição do Desafio da Mantiqueira realizado em Campos do Jordão-SP.
Esta prova faz parte e encerrou a Copa SRAM de MTB 2012.
Contei 430 incritos divididos em duas categorias: a PRO Sram XX com 55 Km e 160 atletas, e a SPORT Sram X0 com 45 Km e 270 competidores. Nos inscrevemos na PRO 55 Km.

No sábado, dia 15, fomos conhecer o local da prova e rever os amigos da Desafius Sport Bike. Nossa idéia seria pedalar pelos 3 ou 4 Km finais do percurso para ver como estava a trilha de chegada.
O Hotel Surya Pan sediou esta última estapa da Copa Sram e era impressionante a área reservada para o evento. Muitas tendas de patrocinadores ladeando o grande corredor de largada e chegada.
A paisagem era das mais bonitas. As montanhas de Campos do Jordão e suas imensas e preservadas florestas de araucárias com a pedra do baú ao fundo. Tinhamos que fazer uma foto...
Pegamos as bikes e "tentamos" pedalar pelo single track de 2,5 Km de trilha pela mata do Hotel Surya Pan. Isso mesmo, tentamos! As descidas cobertas de pedras soltas e os "barrancos" para subir até a floresta dificultaram demais. A área pedalável para nós mortais tbm era desafiadoramente difícil. Curvas fechadas próximas a "abismos" com lago no fundo, pontes estreitas após escadarias e um degrau de barranco com 1m de altura em meios às raízes das árvores para pegar a estrada de volta.
Isso foi a trilha dentro do hotel para a chegada após 52 Km pedalados...
Ficamos imaginando como seria a prova...