domingo, 22 de abril de 2012

DESAFIO DO SERTÃO - 2ª Etapa da Copa ALIGA MTB 2012 - Sertãozinho

Amigos do Ciclismo, saudações!

Foi realizada dia 15/04, em Sertãozinho-SP, a 2ª etapa da TRIP TRAIL CUP ALIGA 2012.
Essa tradicional prova de MTB foi incorporada ao calendário da Copa ALIGA e chama-se DESAFIO DO SERTÃO. Foram 40 Km num percurso veloz, com trechos técnicos, single tracks e muita pedra.
Como foi nosso domingo de prova...
Saimos de Catanduva às 6:15h em dois carros. Eu (Braz), Zé Augusto e Murari + Irineu e o Zé Dalto. Isso mesmo! O Zé Dalto foi para sua primeira prova oficial de MTB aos 66 anos. É um exemplo e um estímulo aos colegas. Parabéns!
A viajem foi tranquila e chegamos com bastante antecedência em Sertãozinho. A conhecida Praça do Bandeirantes tem sido a base para as provas de MTB, pois após +/- 500m de asfalto já entramos na terra. Terra que é roxa e suja prá valer.
Descarregamos as bikes confirmamos as inscrições e lacramos as bikes para entrar no Grid de largada.
Encontramos vários ciclistas companheiros de provas e a descontração sempre foi a marca registrada. Parece que todos precisam deste momento para desligar das preocupações e exigências do dia a dia.
A largada atrasou 30 min e foi às 09:30h e contou com mais de 300 atletas (não sei precisar qtos, mas completaram a prova 301). Em Sertãozinho a largada é geral e ao mesmo tempo para todas as categorias. Não ocorre em movimento.
O percurso pode, grosseiramente, ser dividido em duas partes.
A primeira parte é chegar até as proximidade de Dumont (subindo, subindo e subindo) enfrentando single tracks, longos aclives com muita pedra e gretas escavadas pela chuva. Isso levou praticamente metade da corrida. Passamos por muitas bikes quebradas, pneus furados e cortados. Realmente as pedras cobraram um preço alto das bikes.
Entre essas subidas técnicas houve um momento de muito perigo. Numa descida veloz o piso estava todo erodido pela enxurrada no sentido longitudinal, deixando pouca margem para manobras. Vários ciclistas acidentaram-se e alguns com ferimentos moderados. Quando passei já havia pessoas sinalizando o perigo e 3 ciclistas estavam caídos no chão. Sem gravidade. Passei pela direita, rente ao canavial com os pneus escorregando para dentro das valetas. Pura adrenalina.
Depois de +/- 25 Km chegamos à região de Dumont e tudo que muito sobe, tem que descer. A segunda parte é predominantemente em declive. Subidas mais leves e o piso livre daquelas pedras que impuseram tanta dificuldade. Essa fase da prova foi boa e pequenos grupos se formaram. O percurso estava ótimo e do jeito que gosto com single tracks junto a pequenos riachos e bordas de matas, descidas curtas em curvas e íngremes. Faltando 4 Km para a chegada uma placa nos avisava da distância que faltava e uma frase nos incentivava: "Soca a Bota". E socamos...
Após o último Km de terra entramos novamente no asfalto para 1500m de subida e 70 m de desnível. Depois de um curto percurso na terra já dentro da cidade chegamos de volta à Praça dos Bandeirantes.

A festa estava completa. Todos os cinco representantes de Catanduva completaram a prova sem acidentes ou incidentes com as bikes.

Como foi nossa participação: Acrescentamos 27 pontos aos 28 da primeira etapa. Estamos com 10 integrantes inscritos, mas correndo somente com a metade disso. Na próxima etapa espero que mais integrantes compareçam.
JOSÉ BRAZ COTRIM                   01:50:03 
JOSÉ AUGUSTO DO PRADO     01:58:36
IRINEU VAQUEIRO                       02:12:21
MARCOS MURARI                        02:14:36
JOSÉ VERGINIO DALTO             02:27:03

Parabéns a todos os atletas da nossa equipe e especialmente ao Zé Dalto, que debutou nas competições de MTB. Parece que está definitivamente contaminado pelo vírus da competição.
Até a 3ª etapa em Ribeirão Preto, dia 20/05, para participarmos do CROSSTERRA.
ABS. BRAZ.

6 comentários:

Irineu disse...

Parabéns a todos que participaram da prova. Como o Braz diss, essas provas, para nós é mais um momento de descontração, uma terapia da vida agitada que todos temos. O Zé ficou tão entusiasmado com a prova que já fez sua inscrição para a próxima prova. É isso aí Zé Dalto com seus quase 68 anos está botando pra quebrar. Abs. Irineu.

José Augusto disse...

Olá galera chegada nestas provas, este negócio de descontração é papo furado...o negócio é deixar os amigos pra trás...depois de 2 provas, vejam abaixo como esta o páreo frente ao meu oponente predileto:

GUSTIN:1:44:05 + 1:58:36 = 3:42:41
MURARI:1:53:38 + 02:14:36 = 4:08:14

Tempo a Favor de GUSTIN: 25:33

Vixi Maria...o cê vai ter que cagar mixirica azeda MuraroMMM...

Anônimo disse...

Muito bacana, estava lá mas só assistindo. Você tem esse mapa gravado para me passar?
Parabéns pelo site gosto muito muito de ler os relatos das provas.

Ricardo, Sertãozinho.

Braz disse...

Ricardo, tenho o mapa sim.
Como fazer contato?
Meu email: czarboj@terra.com.br

Anônimo disse...

Valew Braz, te mandei o email.

Ricardo

Rodrigo disse...

Parabéns a todos que participaram de mais essa etapa do A Liga!
Vocês estão representando muito bem Catanduva!!!
Abraços.