segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Estação Ferroviária de Jacaúna - Resgatando a História

Amigos desbravadores de novas trilhas,

Hoje fomos fazer o caminho "novo" até a antiga Estação Ferroviária de Jacaúna que pertence ao município de Pindorama.
Ontem, sábado, o Irineu e o Vitão descobriram um caminho que os levou até a fazenda de reflorestamento da Usina Colombo. Uma antiga construção os fez crer que ali seria a antiga estação de Jacaúna.
Hoje cedinho o Irineu levou o Murari e Eu (Braz) até este local. Saímos pela estrada boiadeira para Pinodorama e pegamos a sequência da boiadeira que leva para Ariranha. Após a matinha e sua grande subida começou o caminho novo que nos levou até a dita construção que não era a Estação Ferroviária. Lá chegando entramos e nos informamos com os funcionários da fazenda. O prédio é um depósito antigo. Nos indicaram o exato local da Estação Ferroviária de Jacaúna que está localizada bem ao lado da Rodovia Viscinal Pindorama Ariranha e logo abaixo da represa da Usina Colombo. Super fácil de encontrar.
Hoje o prédio da estação está funcionando e muito descaracterizado por reformas ao longo do tempo. Após 1955, quando foi desativada devido a retificação da linha da Araraquarense, a antiga estação já foi escola e clube. Passou muito tempo abandonada e teve até seu telhado destruido. Atualmente está reformada e abriga o Centro de Zoonoses de Pindorama.
Finalizadas as fotos passamos pelo imenso lago formado pela represa da Usina Colombo e seguimos para a matinha da Fazenda Colombo. Chegamos em Catanduva pela estrada Boiadeira.

Abaixo adaptei parte do texto extraído do site Estações Ferroviárias do Brasil - http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jacauna.htm

A Estação de Jacaúna foi aberta em 1925 e permaneceu como estação até 1955. A Vila de Jacaúna que ali existia desapareceu após a desativação da estação. "Situada às margens da estrada vicinal de Pindorama-Ariranha, junto ao também fechado matadouro, a estação ficou fora do leito da estrada de ferro quando da retificação do trecho em 1955. Esteve ficou abandonada e passou por várias reformas que a descaracterizaram. Já foi escola e sede de clube. Foi novamente
abandonada e as intempéries do clima novamente a destruiram quase que por completo. O prédio pertence à Prefeitura de Pindorama e em 2008 foi novamente reformada e abriga o Centro de Zoonoses de Pindorama. Atual pintura amarela e laranja.
Anexei várias fotos desde seu áureo tempo e suas fases de abandono e ressurreição.
Esse pedal me fez pesquisar sobre esta estação e aprendi algo mais sobre nossa história regional.
Aproveitem a postagem e viajem nessa trilha e no tempo.

7 comentários:

Irineu disse...

É de se espantar mesmo com a vinda da cana em que quase tudo virou uma só fazenda e muita coisa já foi derrubada, como ainda existe história tão próximo de nós. É só procurar que encontramos. Pena que tudo isso não seja preservado como se deve.

Irineu disse...

Bonita bike hein Braz, agora com essas rodas mavic slr e 1/2 quilo mais leve vai ser duro correr atrás !!!

Braz disse...

Ziri, realmente a Bike roda bem e esta leve.
Mas pneus novos tbm ajudam na tração.
Estou muito contente.
Mas posso diminuir mais peso ainda: na barriga!!
HUAHUAHAHAHA... E eh bastante!!!

Anônimo disse...

Legal, gostei de ver que além do peda tem todo um lado histórico por aí!! Parabéns e meu sincero incentivo em continuarem assim!
Otavio Araujo

Irineu disse...

Se vc diminuir mais peso ai eu compro uma elétrica par correr atrás...hahahahahaha !!!

Chicão Fenix disse...

Pedal também é cultura! Parabéns Bráz pela pesquisa. Abç.

Unknown disse...

muitos povoados surgiram ao lado das ferrovias e tambem desaparecerao sem ela como é o caso de jacauna pena q essas estaçoes nao sao preservadas e com elas tambem morrem um pouco da nossa historia