segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pedala Catanduva na Trilha do P. A. (parte 2 - fotos)

Amigos do MTB,

Trilha do P. A.? Perde Amigo, Pro alto, Pró Aclive, Puro Areião, Pura Adrenalina, etc...
Para os íntimos a Trilha do "Perde Amigo" está dominada, memorizada por vários mountain bikers e já a percorremos várias vezes. Agora basta uma msg para combinar um percurso para "engrossar as pernas" e será prontamente atendido.
Ontem (domingo) Eu (Braz), Irineu, Murari, Zé Augusto, Chiquinho e Luiz Curti saímos cedo para encarar os 50 Km desta trilha que passa ao largo de Elisiário, Marapoama, Vila Roberto e Km 7.
O ciclista deve sair preparado para percorrer 40 Km até chegar no Km 7 para reabastecer a caramanhola. Esta trilha não passa por pontos de água. As subidas são frequentes e 5 delas a 11-12% de inclinação.
O trecho é um dos mais bonitos da região com muita mata nas APPs, córregos e vales verdejantes (mesmo no inverno) em plena cultura canavieira. Há trechos técnicos com muita pedra solta em algumas subidas e descidas. Não vou citar o areião, que nesta época do ano é uma "espécie de brincadeira de mal gosto".
É muito estimulante descer até o fundo do vale entre Marapoama e Elisiário. Depois de alguma pesquisa descobri o que o originou.

Geologicamente foi escavado por grandes geleiras glaciais há 250 mil anos. Esse vale glacial criou as serras de monte alto, Fernando Prestes e Sta adélia. Segue entre Roberto, Marapoama, Elisiário e Catanduva até chegar em Termas de Ibirá (ponto mais baixo e com mais água). O desnível entre Monte Alto e Termas de Ibirá chega a 250m e entre Catanduva e Termas chega a 120m.
Já pedalamos por acidentes glaciais muito maiores e não sabíamos. A região de Analândia e suas formações geológicas curiosas como o Cuscuzeiro, também formaram-se nesta época turbulenta do desgelo glacial.


Agora galera, além de pedalar podemos apreciar nossa região com olhos exploradores e não esquecer de fotografar. Será nossa herança para os futuros ciclistas.
Nosso netos descobrindo os registros arcaicos desse blog, dirão algo assim:
"Karaaaka! Olha como era a bike do vovô!!!! Como eles pedalavam aquilo???

6 comentários:

José Augusto disse...

O caminho é bonito....!
As subidas são bonitas....!
O areião é bonito....!
A dor nas pernas também....!
Valeu galera, foi um pedal maravilhoso.

Braz disse...

Coitado o Zé.
Acho que o sol, pó do areiao e o ar seco alteraram a cabeça dele.
Ta doente! Só pode ser isso!
Hahaha ...

Braz disse...

Renatinho?
Vc nao esta nas fotos... De novo...
ACOOOORDAAA MAIS CEDOOOOO...

XOOOO PREGUIÇA!!!

Irineu disse...

As fotos ficaram espetaculares, nem parece a região de cana de Catanduva...parabéns Braz !!!

Irineu disse...

Quanto ao Renatinho só se sairmos às 11 hs para ele ir junto.. nunca vi gostar de dormir assim....BICHO PREGUIÇA !!! HAHAHAHAHA

Renatinho disse...

Então fica assim;... esse fim de semana se tiver a trilha do P.A., vou me esforçar para acordar cedo e dar um pouco de risadas!!!

Combinado!!!