
Texto e Imagens extraídos da "Imprensa Oficial do Município de Catanduva"
Catanduva, 6 de junho de 2012 - Edição nº 347 - Ano VII.Adaptado e editado para postagem no Blogger.
Imagens Márcio Costa
Texto Guilherme Gandini
Entrevistados: José Garcia e José Braz Cotrim
CATANDUVA LARGA NA FRENTE: AVENIDAS GANHAM CICLOFAIXAS
A Prefeitura de Catanduva está implantando ciclofaixas exclusivas nas principais avenidas da cidade. Ousado, o modelo garante uma faixa específica - sinalizada e segura - para os ciclistas transitarem entre os carros, a qualquer dia e hora. O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU).
A primeira beneficiada foi a avenida Daniel Soubhia, que interliga bairros como Jardim Bela Vista, São Francisco, Higienópolis e Parque Glória. Atualmente, a ciclofaixa percorre todo o trecho pavimentado, entre as ruas Antônio Girol/Campinas e Marília/Goiás, com contornos nessas duas extremidades.
Para implantar a nova ciclofaixa, a STU sinalizou a via com as cores vermelho e branco, padrão para o ciclismo mundial, e utilizou sinalizadores e tachões refletivos.A novidade empolgou quem defende a atividade como ferramenta de mudança de estilo de vida.
"A ciclofaixa é uma importante aquisição para a cidade e para os ciclistas. Mostra que os administradores municipais estão no caminho certo", avaliou José Braz Cotrim, do grupo Pedala Catanduva, enquanto transitava pela via.
A ciclofaixa da Daniel Soubhia é a "pedra fundamental" do projeto traçado pela Prefeitura. O objetivo é interligar a cidade com ciclofaixas e ciclovias, permitindo que a bicicleta seja utilizada como transporte - e não apenas como lazer. O mesmo trabalho está sendo feito, atualmente, na avenida Eng. José Nelson Machado.
CONSCIENTIZAÇÃO
A implantação da primeira ciclofaixa de Catanduva servirá para educar ciclistas, motoristas e pedestres. Entre alguns alertas da STU, os ciclistas devem seguir as mãos de orientação; motoristas devem manter distância lateral com relação à ciclofaixa; já os pedestres não devem utilizar o espaço para caminhadas ou treking.A ciclofaixa deverá criar uma nova mentalidade. "Acabamos de nascer para as autoridades com nossos primeiros metros de ciclofaixa. Estamos ainda no berçário deste meio de transporte e temos muito para aprender e ensinar", aponta Cotrim.
Com a iniciativa da Prefeitura de Catanduva, a cidade segue uma tendência mundial e larga na frente, na região.
Concluída no dia 1º de junho - data simbólica que marcará para sempre a primeira ação real a favor dos
ciclistas em Catanduva - a ciclofaixa da avenida Daniel Soubhia está atraindo atletas profissionais e novos praticantes.
Presentes na nova ciclofaixa, os integrantes do Pedala Catanduva, fundado em 2008, defendem que um ciclista na rua é um carro a menos no trânsito. O grupo tem 40 seguidores e 33 atletas uniformizados, e divide espaço com outros grupos de ciclistas, como os EcoBikers, WBike, Grupo do Pipoca, Grupo Nadal e Sempre Bike. "O número de ciclistas praticantes aumentou 500%, nos últimos seis anos. Pedalar é um exercício aeróbico espetacular, promove mudanças no estilo de vida para algo muito melhor e não agride o meio ambiente. As bikes serão presença cada vez mais constantes", avalia Cotrim.
Click aqui para Imprensa Oficial do Município de Catanduva nº 347


Um comentário:
Parabéns ao Braz e Murari que representaram com elegância o Pedala Catanduva. Abs. Irineu.
Postar um comentário