quinta-feira, 7 de junho de 2012

1ª Ciclofaixa de Catanduva - Tendência de 1º Mundo


Texto e Imagens extraídos da "Imprensa Oficial do Município de Catanduva"
Catanduva, 6 de junho de 2012 - Edição nº 347 - Ano VII.
Adaptado e editado para postagem no Blogger.
Imagens Márcio Costa
Texto Guilherme Gandini
Entrevistados: José Garcia e José Braz Cotrim

CATANDUVA LARGA NA FRENTE: AVENIDAS GANHAM CICLOFAIXAS

A Prefeitura de Catanduva está implantando ciclofaixas exclusivas nas principais avenidas da cidade. Ousado, o modelo garante uma faixa específica - sinalizada e segura - para os ciclistas transitarem entre os carros, a qualquer dia e hora. O trabalho está sendo feito pela Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU).
A primeira beneficiada foi a avenida Daniel Soubhia, que interliga bairros como Jardim Bela Vista, São Francisco, Higienópolis e Parque Glória. Atualmente, a ciclofaixa percorre todo o trecho pavimentado, entre as ruas Antônio Girol/Campinas e Marília/Goiás, com contornos nessas duas extremidades.
Para implantar a nova ciclofaixa, a STU sinalizou a via com as cores vermelho e branco, padrão para o ciclismo mundial, e utilizou sinalizadores e tachões refletivos.
A novidade empolgou quem defende a atividade como ferramenta de mudança de estilo de vida.
"A ciclofaixa é uma importante aquisição para a cidade e para os ciclistas. Mostra que os administradores municipais estão no caminho certo", avaliou José Braz Cotrim, do grupo Pedala Catanduva, enquanto transitava pela via.
A ciclofaixa da Daniel Soubhia é a "pedra fundamental" do projeto traçado pela Prefeitura. O objetivo é interligar a cidade com ciclofaixas e ciclovias, permitindo que a bicicleta seja utilizada como transporte - e não apenas como lazer. O mesmo trabalho está sendo feito, atualmente, na avenida Eng. José Nelson Machado.

CONSCIENTIZAÇÃO

A implantação da primeira ciclofaixa de Catanduva servirá para educar ciclistas, motoristas e pedestres. Entre alguns alertas da STU, os ciclistas devem seguir as mãos de orientação; motoristas devem manter distância lateral com relação à ciclofaixa; já os pedestres não devem utilizar o espaço para caminhadas ou treking.
A ciclofaixa deverá criar uma nova mentalidade. "Acabamos de nascer para as autoridades com nossos primeiros metros de ciclofaixa. Estamos ainda no berçário deste meio de transporte e temos muito para aprender e ensinar", aponta Cotrim.

Com a iniciativa da Prefeitura de Catanduva, a cidade segue uma tendência mundial e larga na frente, na região.
Concluída no dia 1º de junho - data simbólica que marcará para sempre a primeira ação real a favor dos
ciclistas em Catanduva - a ciclofaixa da avenida Daniel Soubhia está atraindo atletas profissionais e novos praticantes.


PEDALA CATANDUVA

Presentes na nova ciclofaixa, os integrantes do Pedala Catanduva, fundado em 2008, defendem que um ciclista na rua é um carro a menos no trânsito. O grupo tem 40 seguidores e 33 atletas uniformizados, e divide espaço com outros grupos de ciclistas, como os EcoBikers, WBike, Grupo do Pipoca, Grupo Nadal e Sempre Bike. "O número de ciclistas praticantes aumentou 500%, nos últimos seis anos. Pedalar é um exercício aeróbico espetacular, promove mudanças no estilo de vida para algo muito melhor e não agride o meio ambiente. As bikes serão presença cada vez mais constantes", avalia Cotrim.

Click aqui para Imprensa Oficial do Município de Catanduva nº 347

Um comentário:

Irineu disse...

Parabéns ao Braz e Murari que representaram com elegância o Pedala Catanduva. Abs. Irineu.