segunda-feira, 7 de novembro de 2011

CAMINHO DA FÉ 2011 - De 08 a 13 de outubro

AMIGOS BIKERS, seria muita pretenção da minha parte fazer com que esta postagem pudesse representar com absoluta clareza de sentimentos e esforço físico o que é o Caminho da Fé Brasileiro. Mas vou esforçar-me para que os que já o fizeram relembrem as várias etapas e, para aqueles que nunca o percorreram  possam ter um lampejo de como seria se estivessem lá.
Este ano escolhemos o percurso mais longo, de São Carlos a Aparecida do Norte. São 540 Km que dividimos em 6 etapas (dias). Um a menos que em 2010.
São Carlos a TambaúTambaú a Águas da PrataÁguas da Prata a Borda da Mata - Borda a Paraisópolis - Paraisópolis a Campos do Jordão - Campos a Aparecida.

A preparação deste ano começou muito antes. Vários meses de conversas sobre datas e organização precederam a ansiada data de partida. Os veteranos certamente falam com a experiência de quem já enfrentou os desafios físicos e emocionais e os novatos tentam organizar as idéias baseadas em fotografias, mapas, informações de sites, etc. Mas tudo muda com os dias passados pedalando pelo caminho... Vejam os mapas de distâncias e altimetria para ter a noção de esforço.
Este ano pessoas com um forte relacionamento de amizade e cumplicidade familiar se juntaram para percorrer o caminho que leva a casa de Nossa Senhora Imaculada Conceição Aparecida.  O Grupo divertidamente foi dividido em VETERANOS: Eu (Braz) já fiz o Caminho da Fé por quatro vezes consecutivas. O Murari e o Irineu percorreram o Caminho da Fé por duas vezes. Os NOVATOS desta vez foram três: o Zé Augusto, o Dú Romero e o Antonio (de Ribeirão Preto).
As duas semanas que precederam a saída foram intensas. Muitas tarefas foram executadas e tudo conspirou para o sucesso da empreitada.

DIA 07/10 sexta-feira: O DIA PRÉ - SÃO CARLOS

Zé Augusto e Braz + Murari e Irineu
Manhã agitada de trabalho seguida de uma tarde reservada para carregar a Caminhonete S10 e a carreta com tudo o que usaríamos (ou talvez usássemos). Malas, bebidas, caixas de ferramentas, peças sobreçalentes, e muita energia positiva lotaram os compartimentos de carga. As bikes devidamente preparadas e colocadas em seus lugares  eram o destaque.
Nossas famílias estavam presentes para a despedida. Isso é um ponto forte do evento: a união.
Saímos por volta da 17h e seguimos para São Carlos onde o Dú Romero já havia reservado o Hotel Graúnas. Foi uma ótima e divertida viajem seguida de uma boa churrascaria no jantar.

DIA 08/10 sábado: 1º DIA - SÃO CARLOS A TAMBAÚ
Após uma ótima noite todos acordaram às 5h e às 6h já estávamos pedalando em direção ao marco zero do Caminho da Fé. Vejam as fotos da Catedral de São Carlos e a 1ª seta amarela (das milhares) do caminho. Após as primeiras fotos saimos, finalmente, para mais uma jornada. É muito dificil conter a emoção e alguns derramam lágrimas...
Seguimos por um caminho difícil com pedras e muita vibração nas bikes. Isso se traduziu por um desconforto contínuo, mas a meta era cumprir mais de 100 Km do primeiro dia. Tiramos de letra.
A primeira parada, após 15 Km, sempre é na "Babilônia". Local de peregrinação para uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que resistiu ao incêndio que destruiu a antiga igreja. Hoje há um grande complexo religioso e uma grande Igreja no local. Muito bonito. Neste local encontramos o outro grupo de Catanduva que saiu quase no mesmo horário que nós. Fotos para a posteridade...
Sempre com muita descontração e brincadeiras com os novatos que não percebiam as mudanças na rota (ainda não aprenderam a seguir as setas amarelas) fomos para Descalvado.
Depois das fotos na frente da igreja com amigos do outro grupo de peregrinos e dos carimbos em nossos passaportes de peregrinos, seguimos para Porto Ferreira (20 Km) e Sta Rita do Passa Quatro (20 Km). Antes de chegar em Sta Rita, uma serrinha agressiva, mas curta, já mostrava aos novatos o que seriam as subidas. Claro que era uma "amostra grátis".
De Sta Rita até Tambaú são mais 28 Km. As paisagens começam a mudar e o 1º dia já vai chegando ao fim.
Mas com muita emoção e direito a um Sprint espetacular com alguns membros do outro grupo que seguiam praticamente ao mesmo tempo, chegamos a Tambaú em alta velocidade e nem se lembrando dos 116 Km já pedalados. Tudo isso sem nenhum incidente ou acidente.
Nos hospedamos no já tradicional hotel Tarzan após preparar as bikes e brindarmos um espetacular dia de pedal. Parabéns a todos.
P.S. o outro grupo de amigos ciclistas Catanduvenses seguiram para Casa Branca, já noite adentro. Que pena... Poderíamos ter ganho mais alguns Sprints deles. Hahahaha... Brincadeirinha!!!
Na próxima postagem eu escreverei sobre as aventuras do 2º dia.
Acessem o link abaixo para a sequência de fotos do primeiro dia.

Fotos Pré e 1º dia (83 fotos)

7 comentários:

José Augusto disse...

Primeiramente quero agradecer a companhia dos amigos:
Pedrão
Braz
Murari
Irineu
Eduardo
Antonio
Nossa união, companheirismo, amizade, senioridade, etc, foram fundamentais para o sucesso desta viagem.
Este primeiro dia foi uma experiência impar, me proporcionou novos parâmetros a respeito de superação física após 116 KM pedalados de MTB, e emocional, sabendo que no dia seguinte seriam mais 104km.....mas vamos deixar os comentários do 2º dia para a próxima postagem.
José Augusto

Irineu disse...

Braz vc estava inspirado quando postou este 1º dia do Caminho. Retratou em poucas palavras o que realmente ocorreu neste dia. Este ano foi para mim atipico, pois depois de uma contusão e a certidão um pouco mais amarelada, ainda não estava preparado para esta jornada.
No entanto com a ajuda de TODOS que de alguma forma me ajudaram me acompanhando, icentivando, consegui chegar até o final. A todos (Braz, Murari, Zé Augusto, Romero e Antonio) meu muito obrigado, pela ajuda. Abs. Irineu.

Dú Romero disse...

teste

Dú Romero disse...

Braz, como você mesmo detalhou muito bem, os preparativos anteriores da viagem e o 1º dia de pedal foram ESPETACULARES! Tudo ocorreu muito bem..."show de bola"! Super entrosado! Valeu!!!

Eu também gostaria de agradecer a cumplicidade e companhia de cada amigo que ao meu lado esteve (Irineu, Toninho, Braz, Murari, Zé Augusto e Pedrão, nosso "anjo da guarda"!!!) mas vou fazer isto melhor, no final, na ultima postagem do Caminho!!!...

Gostaria de agradecer a presença do amigo Fábio de Porto Ferreira, que esteve nos acompanhando no trecho de Porto até Tambaú, concluindo este 1º dia. Valeu pela cia, meu amigo!!!
Abraço.

Dú Romero disse...

Caraaaamba! Não poderia esquecer de dizer que me "zombaram" muuuuiitooo...porque "fiquei fora deste sprint"...hahaha...

Doc, você me deve esta, parceiro!!!

Renatinho disse...

Moçada... parabéns... organização impar e experiência sem igual!!!

Pena que eu não fui ainda!!!

Vários compromissos estão me segurando aquí, mas as oportunidades não faltarão!!!

Espero ansioso pela próxima empreitada!!!

Abraços meus amigos!!!

Rodrigo disse...

Parabéns a todos pela realização de mais um Caminho da Fé!!!
Que cada vez mais possamos conhecer novos Caminhos sobre uma Bike!
Abraços a todos, Rodrigo