domingo, 20 de novembro de 2011

Caminho da Fé 2011 - 3º dia (10/10)

Amigos bikers, após o meu acidente estou afastado do meu trabalho e dos meus treinos ciclísticos. Então posso atualizar o blog e terminar as postagens sobre o caminho da fé.

Link para as fotos do 3º dia

Nosso terceiro dia peregrinando pelo Caminho da Fé Brasileiro começou muito bem com um ótimo café da manhã e após uma excelente noite no grande Hotel Águas da Prata. Como combinado todos de pé às 5h e saída pontualmente antes das 6:30h. O grupo de 2011 estava afinadíssimo com os horários e com isso garantíamos tempo para algum problema no percurso.
Programamos um terceiro dia diferente dos outros anos, pois percorreríamos uam distância maior devido à nossa intenção de passarmos a quarta noite em Paraisópolis. Para isso acontecer deveríamos alcançar Borda da Mata-MG.
E o grupo cumpriu o cronograma com tranquilidade e segurança. Não pensem que foi um dia atropelado. Parávamos para todas as fotos do caminho, descansávamos qdo necessário e usamos todo o tempo ganho com a "organização" da saída bem cedinho. Esse foi o diferencial deste ano!
Percorremos 107Km em 7h40' (moving time) com veloc. média de 14,2Km/h.
Como foi o dia:
Saindo do Hotel cruzamos a linha férrea e a foto no antigo Marco Zero é obrigatória.
Já nos primeiros 500m as marchas mais leves são acionadas. Como disse o Dú Romero: "É a primeira vez que saio de volantinho de cara!!" É isso aí! Humildade para encarar a dura rampa de saída de Águas da Prata.
A parte da manhã deste terceiro dia foi muito difícil, dois grandes conjuntos de montanhas foram vencidos. Antes de chegar a Andradas subimos até o Pico do Gavião com seus 600m de desnível e muitas subidas íngremes com até 15% de inclinação. Passamos pela ponte natural de pedra e cruzamos o leito de um rio sem ponte para os carros.
A descida até Andradas é um show à parte. Vários Kms e 500m de desnível com asfalto perfeito.
Passamos direto por Andradas (uma gde cidade mineira) e encaramos a Serra dos Limas. Meus amigos de pedal foram testados e aprovados após esses dois Hercúleos desafios. Só quem já percorreu esse caminho para "sentir" o que estou descrevendo. Prestem bem atenção na altimetria do mapa para as duas primeiras elevações. Isso nós fizemos em uma única manhã: 55Km e duas montanhas de respeito. Chegamos em Barra dos Limas para o almoço encomendado pelo Pedrão. Vários baurus de carne e muita coca-cola saciaram nossa fome. Encontramos quatro ciclistas de Sorocaba que tbm estavam fazendo o Caminho e oferecemos ajuda para transportar seus pesados alforges até Ouro Fino. Fizemos novos amigos.
 A saida de Barra é uma rampa que poucos a fazem pedalando, pois além de muito íngreme é logo após o almoço e com a musculatura fria.
Várias subidas e descidas nos levaram para Crisólia e Ouro Fino (cidade do menino da porteira). Em Ouro Fino o cansaço era evidente nos bikers que encararam todas as subidas em pé, né Murari? O Pico do Gavião e a Serra dos Lima cobram um preço muito caro dos bikers mais treinados. Eu acompanhei o Irineu nestas duas gdes serras e poupei energia. Mas o caminho da fé é especial e todos recebem a energia suficiente para cumprir cada etapa. E é claro que a experiência e muita "carcaça" contam tbm. Hahaha...
A última cidade antes de Borda da Mata é Inconfidentes onde fica o famoso bar do Maurão e seu pastel espetacular. Neste bar os canários da terra entram e saem das gaiolas abertas repletas de alimento. Uma visão muito bonita e peculiar.
Chegamos em Borda da Mata no limite da Luz do dia,  numa disputa muito boa pelas últimas curvas sequenciais em plena descida. Fizemos a foto na placa que ainda mostra o antigo percurso do caminho da fé. Após a foto na Igreja nos hospedamos no Hotel Village e como combinado cuidamos das bikes antes de tudo. Todos foram dormir com as nuvens encobrindo as estrelas e ameaçando chuva para o dia seguinte.
Fantástico! Três dias de jornada todos acima dos 100 Km e várias montanhas vencidas, sem acidentes ou incidentes.
Parabéns a essa Belíssima equipe por mais essa etapa cumprida!!!

4 comentários:

Dú Romero disse...

Este foi um dia onde encontramos por todo o percurso, maravilhosas paisagens e serras "nervosas"! Realmente foi um dia de grandes belezas naturais e onde o Caminho da Fé mostra com mais força sua beleza e seus "desafios"! Muito bom!!!

Tivemos um grande dia!

Aaahhh...sem dizer que nos divertimos muito com os "bikers" que encontramos no caminho!

A galera era gente bôa mesmo...rss

Abraços.

Irineu disse...

Parabéns por mais esta postagem Dr.Braz. De duas uma ou vc anotou todos os detalhes ou está com o cerebro muito bom, para guardar tudo. Obrigado pela companhia pois este dia foi sofrível para mim. Abs. Irineu.

Anônimo disse...

Dia dificil! Praticamente quebrei entre Ouro Fino e Borda de Mata. Foram os 30 km mais dificeis de todo o caminho da feh. Murarommm

José Augusto disse...

Esta foto na saida de barra....eu pedalando, o Marco pedalando mais ao fundo, e alguns bikers de outras equipes empurrando.....não tem dinheiro que paga!
Este terceiro dia ficou marcado em minha mente por uma mudança de conceito....o conceito do que pode ser considerado GRANDES SUBIDAS!
Ai galera vamos descançar que amanhã tem mais 100KM.