domingo, 27 de novembro de 2011

Caminho da Fé 2011 - 4º dia (11/10)

O dia amanheceu em Borda da Mata com tudo nublado e previsão de muita chuva...

A programação do quarto dia seria 82 Km com 4 serras para vencer. Pela manhã combinamos a longa ascenção até Tocos do Mogi com seus "3 pulos" verdadeiros + a impressionante Serra da Calçada e à tarde a pesadíssima Serra do Caçador + as montanhas antes de Paraisópolis.
Como de costume acordamos às 5h e às 6h já estávamos todos prontos para o café da manhã, por sinal ótimo. Saímos pontualmente às 6:30h e paramos na padoca para preparar a caixa de bebidas com muito gelo e rehidratantes. Os viciados em café expresso, leia-se Murari e Braz, aproveitaram para encher o tanque de cafeína.
Com tudo pronto, tempo nublado e certeza de chuva fomos para os primeiros 18 Km até Tocos no Mogi. As subidas curtas e sucessivas com forte inclinação são a marca registrada das saídas na Serra da Mantiqueira. Não há perdão para a musculatura fria. Temos que pedalar com muita técnica e focados em todo o percurso do dia. Isso para não desgastarmos desnecessariamente antes da hora.
Para alcançarmos os "Três Pulos" antes de Tocos (vejam a altimetria no mapa) subimos 400m de desnível em 2 Km. Quando "estabilizamos" a altimetria por volta dos 1400m começou a sucessão de três picos com subidas muito íngremes, mas com paisagem incrível. Há muitas propriedades agrícolas com suas casas de montanha e chaminés sempre fumegando. A vista cobre grandes áreas e podemos ver os vales laaaaaaaá em baaaaaixo...
Chegamos em Tocos do Mogi já debaixo de chuva fraca em dois grupos. O Murari teve um pneu furado que atrasou um pouco sua chegada. Fiquei muito preocupado pois a chuva deixa o piso muito liso e escorregadio. Tenham sempre em mente o risco, pois se descrevi grandes subidas existem as grandes e perigosas descidas.
A chuva apertou e tomamos a decisão de alterar o caminho em nome da segurança. A Serra da Calçada estava sob forte chuva segundo os moradores da região e o caminho pelo estradão que leva a Bom Repouso passa pela mesma Serra  e estaria transitável com terra bem socada com pedrisco.
E lá fomos nós para Bom Repouso sob chuva cada vez mais forte. Subimos + 400m de desnível por uma estrada bem cuidada mas com rampas muito agressivas. A chuva dificultou até a metade do caminho e depois parou.
Esse caminho é muito bonito e repleto de pequenos sítios com inúmeras casas, três vilarejos com igrejas e pontos de apoio. Bem diferente da Serra da Calçada onde o caminho é direto com um único boteco no fundo do vale. Mais uma vez estabilizamos em torno do 1400m e após três grandes topos de montanhas chegamos a Bom Repouso juntamente com os colegas de Sorocaba.
Como não conhecíamos a cidade foi difícil encontrar um bom e seguro local para almoçarmos. Mas conseguimos um ótimo restaurante num posto de combustíveis com Self Service e lugar para as bikes. Muito bom mesmo.
E as pacandas de chuva sucediam-se... Nossos irmãos mineiros ensinaram o caminho até Consolação, mas seria 20 Km mais longo. Após uma rápida reunião o grupo dividiu-se entre os ajuizados (Irineu, Mura e Gustin) que desceram até consolação nos carro de apoio e os "beeeem" menos ajuizados (Braz, Dú e Toninho) que resolveram pedalar até lá.
Porque desajuizados? Explico! Para chegar a Cambuí pedalamos até os 1480m logo após o almoço por longos 5 Km e descemos agressivos 500m de desnível até a Rodovia "Fernão Dias". É isso mesmo!!! Pedalamos no acostamento da "Rodovia da |Morte" por 8 Km.  Estava bem pavimentada a pista dupla, mas com um imenso movimento de grandes e pesados caminhões. Logo no início do trecho da Fernão Dias começou a chover e chegamos em Cambuí sob forte chuva. Ligamos para o Anjo da Guarda Pedrão que veio nos buscar, pois os 18 Km de terra que ligam Cambuí a Consolação estavam sob muita chuva.
Embarcamos as bikes e fomos reagrupar a equipe em Consolação. Durante o trajeto pelo barro a S10 escorregou e quase deu "L". A perícia de 35 anos como carreteiro do Pedrão nos salvou de acidentes. Graaande Big Peter!!!!
Já em Consolação a equipe se reuniu e pedalamos os últimos 22 Km até Paraisópolis.
Fizemos o tranquilo caminho pelo asfalto para evitar a intransitável serra sob chuva. Mais uma vez o "Caminho" fez o que quis...
Nossa chegada em Paraisópolis foi um Show inesperado. Imaginem a cena:
***6 ciclistas uniformizados e embarreados escoltados por um veículo off road todo sujo de barro com Giroflex amarelo ligado no teto, puxando uma carreta com os logos do caminho da fé e da Equipe Pedala Catanduva também com Giroflex ligado*** Chamamos a atenção  da pequena e pacata cidade. Tudo isso no horário de saída da molecada das escolas. +/- 17:30h.
Dito e feito!! Vários celulares registraram nossa chegada pelas estreitas ruas de Paraisópolis. Com direito a uma enorme fila de carros atrás da gente. Hahaha... Momento de Famaaaaaa!!!
Fomos direto para a frente da Igreja fazer a tradicional foto com Jesus Cristo e nos hospedamos na Pousada da Praça. Essa pousada é excelente pela sua acolhida, serviços completos e qualidade das acomodações.
É isso aí, amigos do pedal! Os 82 Km programados transformaram-se em 103,5 Km com alucinada vel. máx. de 75 Km/h na descida até a Fernão Dias. VAMOS DE NOVOOO...
Link para todas as 87 fotos

4 comentários:

José Augusto disse...

Gente este negocio de posto bom...comida boa....depois de pedalar por horas e horas pelas montanhas....a fome fala alto...sardinha vira bacalhau....coxão duro vira picanha....rsrs!
OBS: este dia ficou marcado para mim pela senioridade do grupo...decisão certa na hora certa!
Braz sei que o momento não é dos melhores...mas esta revelando um escritor...parabéns pela postagem!

Irineu disse...

Postagem maravilhosam descrita com todos os detalhes, parabéns Braz !
Realmente esse dia foi complicado mas ao mesmo tempo muito bonito pelas paisagens do novo caminho e culminando com nossa chegada a Paraisópolis, pela receptividade da criançada. Abs. Irineu.

Dú Romero disse...

Este 4º dia foi demais!!! Foi de muitas emoções e aventuras...teve até o 1º pneu furado!...rss
Foi um dia onde o caminho nos conduziu, como escrito pelo Braz, e nós conseguimos assim chegar no nosso destino!
Bela postagem, Doc! Foi muito bom relembrar, nos detalhes, dos momentos vividos neste dia, muito um GRANDE DIA!
Abraços.

Dú Romero disse...

A chegada em Paraisópolis foi um SHOW A PARTE mesmo!!!

"CHEGAMOS CHEGANDO"!!!...hahaha... foi 10!!!...