terça-feira, 15 de novembro de 2011

Caminho da Fé 2011 - 2º dia (09/10)

Os 107 Km de Tambaú a Águas da Prata foram percorridos no segundo dia do Caminho da Fé 2011.

Começamos com o café da manhã mais "fraquinho" dentre todos. O Hotel Tarzan nos hospeda muito bem, mas o café da manhã deixa a desejar.
Organizados e prontos saimos em direção a Casa Branca pontualmente às 06:30h. Não conseguimos fazer a foto na frente da Igreja do Padre Donizetti devido a gde qtidade de romeiros e barraquinhas de camelôs. Estava uma loucura...
Após um pequeno percurso de asfalto deveríamos passar pelo portal do Caminho da Fé, mas estava destruido. Uma pena... Era um marco do caminho e a foto debaixo desse pórtico era tradicional.
Atravessamos a "pinguela" de madeira e entramos no estradão de terra que nos leva a Casa Branca. Até há dois anos esse caminho era repleto de single tracks pelas matas e grandes cafezais. Como os peregrinos evitavam esses caminhos ermos e sem possibilidade de apoio, seguiam pela estrada principal.
Ficou muito mais fácil e seguro, mas perdemos algumas belas paisagens e trechos com cafezais de até 3m de altura. Essa parte da jornada é bem fácil e apresenta somente um aclive com desnível de 100m.
Em Casa Branca nos dirigimos para a Igreja e fomos surpreendidos com um encontro católico de jovens adolescentes (cerca de 400). Entramos para assinar o livro do Peregrino e nos convidaram para um café da manhã farto e gratuito para os peregrinos da fé. Fomos surpreendidos novamente.
Livro assinado, bikes prontas e devidamente alimentados saímos para a segundo destino da manhã: Vargem Grande do Sul.
Este trecho de 31 Km também não apresenta gdes desafios mantendo altimetria média de 700m e possui vários Km de asfalto. Mas foi um percurso divertido, com muitas brincadeiras e onde o Zé Augusto não percebeu uma mudança brusca no caminho. Errou e pagou a cervejada da noite... Hahahaha... Esses novatos me embreagam... Rsrsrs...
Chegamos em Vargem Grande lá pelas 10:30h. Ainda cedo para o almoço, mas muito tarde para encarar toda Serra da Fartura com seus 700m de desnível em 27 Km. Sugeri uma inovação e dividimos a longa e agressiva subida em duas partes. Almoçamos na Pousada da D. Cidinha, localizada logo após as duas subidas mais agressivas deste trecho. Foi uma dedisão muito feliz, pois almoçamos comida caseira feita em fogão à lenha e apreciamos uma vista espetacular da serra. Geralmente passamos sem parar para admirar (com tempo) a vista maravilhosa que a pousada tem. Ponto para nós...     Após um rápido descanso e um cafezinho feito na hora, seguimos morro acima para o topo da Serra.
E a chuva nos ameaçava pela primeira vez...
Após o primeiro curto trecho de asfalto saimos para o último "topinho" antes de chegar em São Roque da Fartura. No meio disso a ameaça de chuva se concretizou. Caiu tanta água que as enxurradas logo se formaram no terreno argiloso e liso. A aderência dos pneus já era...
Poderia ficar pior? Claaaaaro que sim... Logo após subirmos até o nível das nuvens (1400m) a chuva diminuiu (estavamos bem entre as nuvens e a chuva ficou abaixo) e encontramos a estrada aterrada com terra vermelha recoberta por pedra britada. O caos se instalou e o barro com pedras grudava em tudo. Os pneus ficaram enormes e as pedras entalavam nos volantes, cassete, corrente e até nas hastes da suspensão.
MEU DEUS!!! SALVE A HELLO KITTY!!
Eu nunca esperava ver a LooK do Zé Augusto naquele estado...
Caminhavamos com as bikes pela enxurrada para ir limpando os pneus conforme subiamos os últimos 500m até o asfalto.
 Em São Roque o frio incomodava muito e a filhinha do dono do bar nos ofereceu café feito na hora e pão com queijo. Fomos salvos da hiportemia por um anjinho...
Como a chuva não dava trégua subimos até o alto da Serra por asfalto sempre com a proteção do Pedrããão (dirigindo a S10). Antes de chegar ao nosso destino, Águas da Prata, descemos incríveis 16 Km de asfalto perfeito. A chuva e o frio dificultaram demais esse trecho, mas não diminuiram a aventura e o prazer de pedalar em condições realmente adversas.
O segundo dia do Caminho da Fé 2011 foi muito especial pois nos ofereceu uma gama muito variada de desafios e condições climáticas. Isso permitiu aos peregrinos ciclistas explorarem toda sua experiência e capacidade de adaptação às rápidas alterações na programação do dia.
Chegamos em Águas da Prata no horário programado independentemente das intempéries climáticas. O Grande Hotel Prata nos recebeu muito bem e nos forneceu todas as condições para lavarmos as bikes e prepará-las para o próximo dia.
Um brinde de final de tarde fechou esse dia maravilhoso novamente sem incidentes e/ou acidentes.
Parabéns meus amigos de jornada.

Braz disse...

Amigos que acompanham o blog esta postagem foi muito trabalhosa, mas valeu a pena.
"Pedalei" tudo novamente enquanto resgatava as memórias deste 2º dia. Realmente "senti" cada Km deste trecho.
Espero que meus amigos peregrinos de todos os anos "viajem" novamente. Para aqueles que ainda não o percorreram, vejam as fotos e divirtam-se.

Irineu disse...

Esse dia para mim foi o dia mais dificil, devido à falta de preparo que estava e à adversidade da chuva e barro que pegamos. Mas também foi o mais emocionante em conseguir chegar pedalando com todos, no limite extremo de minhas forças, no hotal em Aguas da Prata.

Dú Romero disse...

Neste dia tiveram vários momentos "muito especiais" para nós!

A acolhida em Casa Branca, a comida e a vista da Pousada da D. Cidinha, a subida da serra com chuva, a passagem por S. Roque e, para encerrar, a chegada em Águas da Prata, foram momentos muito marcantes!!! A união do grupo, neste dia, fez a diferença!!!

Parabéns a todos!

José Augusto disse...

Resumindo o que disse o Ziri....
Depois de 117 Km no dia anterior,
Ter que sentar novamente no selim logo cedo! Chuva, barro, a primeira serra “FARTURA”
Este dia foi de “CAGAR MIXIRICA AZEDA”
Mas estou com saudades!
Lembram do "Rabo de Galo" na frente do hotel? Hummmm tava bom heim....ajudou a tirar nosso frio e umidade!