sábado, 31 de agosto de 2013

Pedal para Monte Azul Paulista - 114 Km. UM DESAFIO

Amigos do MTB dureza,

Hoje me rendi aos convites do meu amigo Irineu e aceitei encarar o Endurance para Monte Azul.
Foram 114 Km a 20,0 Km/h de média num percurso que desafia a resitência e técnica de pedalar em condições adversas.
Saímos Eu, Irineu, Chiquinho e Renatinho, às 6h com temperatura de 18°C e atingimos o pico de 35°C por volta do meio dia. Nas baixadas do rio da Onça a temp. chegou a 10°C.
A humidade do ar estava muito baixa, certamente abaixo dos 30%. Então não deveríamos ter saído para tanto. Mas a paixão pelo esporte e pelo desafio pessoal falou mais alto.
Saímos via Estrada Boiadeira para Palmares e seguimos para o Bairro Pompeu. Continuamos em direção a Embaúba, mas sem chegar na cidade. O caminho passa entre as cidade de Paraíso e Embaúba.
 O detalhe complicador na ida foi o vento contra variando de 11 a 15 Km/h. Foi muito difícil!
Passamos pelos Rios da Onça e Turvo e suas descidas e subidas.
O trecho mais crítico na ida foi o imenso e longo areião em declive até alcançarmos o Rio Turvo. Foi necessário pedalar na descida os 6Km para vencermos a areia e o vento contra.
Do Rio Turvo até Monte azul é só subida. Foram 20 Km com 130m de ascensão, sendo 40m no
primeiro Km após o rio.
Chegamos em Monte Azul às 9h20' e comemos na padoca. Depois fizemos uma visita para o Rodolfo, em sua bicicletaria e voltamos para Catanduva às 10h.

Beleza! A volta seria com vento a favor e os primeiros 20Km até o Rio Turvo foram velozes. A média que estava em 18,6 Km/h chegou a 19,8Km/h ao chegarmos no rio.
Aí fizemos uma parada técnica para despressurizarmos os pneus para enfrentar os 6Km de subida com aquele imenso areião da ida.

MEU DEUS DO CÉU!! NUNCA PEDALEI COM TANTA AREIA NOS MEUS 7 ANOS DE MTB.

Usamos toda a técnica, recursos da transmissão e equilíbrio que
pudemos. Depois de 80 Km pedalados encarar essa subida com areia foi impressionante. Sol, ar seco, frequência cardíaca com picos de 174 bpm, caminhões levantando um poeirão infernal, ...
Depois disso tudo, já com as pernas girando com técnica para nos preservar, descemos até o Rio da Onça e encaramos a subida até o Pompeu.
O bairro Pompeu tem 5 construções e foi nosso oásis com muita sombra e água para refrescarmos a "moleira".
Energia refeita fomos para Catanduva com muito mais vontade.
Tudo correu bem para os quatro atletas, pois bem alimentados e suplementados com Carbogel e comprimidos de NaCl além de muita água, ninguém teve câimbras ou limitação da velocidade média.

Na ida a média foi 18,6 Km/h por causa do vento contra e na volta a média aumentou para 21,8 Km/h. A média geral ficou em 20,0 Km/h, a despeito de todas as dificuldades.

Valeu, Galera. Obrigado pelo pedal desafiador. Mais um pro currículo.
ABS. BRAZ.

Monte Azul: resumo do desafio
Percurso acima de 100Km
Vento contra na ida de 11 a 15Km/h
Fortes aclives após os Rios da Onça e Turvo.
6 Km de maciço areião em aclive com 90m de desnível na volta.
Na ida:
Km 1 ao 7: 100m de ascensão (510 a 610m).
Km 7 ao 25: 120m de declive até rio da onça (490m).
Km 25 ao 32: 100m ascensão até 590m
Km 32 ao 38: 590 a 500m até o Rio Turvo. Areião monstro. Parte final 1Km com declive de 50m.
Do turvo até Monte Azul: 20 Km com 130 de ascensão, sendo 40m no primeiro Km.

Para a volta é só invertes as subidas e descidas e calcularem o retorno.