quinta-feira, 2 de maio de 2013

PEDAL – SERRA DA MACACA e ILHA COMPRIDA (20/03/2013)

Olá, meus caros amigos ciclistas!

Todas as 119 fotos
 
Esta postagem, dentre muitas outras, é muito especial para mim (Renatinho), pois trata-se da minha primeira viagem rumo à um pedal fora dos limites da nossa cidade, ... e um pedal de gente grande mesmo,... encarando serras e terrenos bem diferentes daqueles que conhecemos por aqui.
 
A companhia foi sublime: Irineu, Vitão Prandi e o Zé Dalto! Estes três malucos me levaram; ... e Eu, sendo o quarto, pois pra acompanhar eles, só sendo maluco também!
Saímos na sexta-feira (dia 15) por volta das 15:30hs rumo à São Miguel Arcanjo sob chuva, em praticamente todo o trecho, chegando lá por volta das 20:00hs. Jantamos numa pizzaria daquela humilde cidade, onde posamos a primeira noite. Sábado de manhã (huumm... difícil hein?) saímos rumo à “província” de Abaitinga, onde deixamos os carros e montamos as bikes rumo à descida da Serra da Macaca.
Com uma garoa fina que começava e parava toda hora, piso escorregadio e umidade pesada, começou o primeiro desafio.
Cruzamos com telheiros e carros, sendo 35kms de descidas e subidas, com os últimos 12kms+/- descendo sem parar. Lama preta (que parecia um concreto) e pedregulhos nas curvas molhadas testaram as habilidades dos ciclistas (do mais experiente ao novato), além de colocar a prova freios e demais equipamentos das bikes, que já iniciaram o pedal bem molhadas (o Zé colocava “sacolinhas” pra todo lado)! Lá em baixo encontramos outros três ciclistas que acabavam de completar o trecho!
Lembra os 12kms de descida sem parar??? Na volta, foram 12kms de subida sem parar! Debaixo de forte chuva, retornamos aos carros que estavam lá em cima (em Abaitinga), almoçamos e descemos novamente a serra rumo à cidade histórica de Iguape (Vale do Ribeira).
No segundo dia, o plano era seguirmos pela praia de Ilha Comprida
até Cananéia. A nossa “companheira garoinha” e ventos fortes em contra-diagonal, não permitiam que a velocidade na praia ultrapassasse 15kms/h. Após uma breve água-de-coco para o Zé (o Vitão quis dar uma volta de trator) seguimos rumo ao bairro das “Pedrinhas”, onde almoçamos e conhecemos a divisória do Mar Pequeno que separa o continente da Ilha Comprida.
Como eu disse: o plano era seguirmos até Cananéia, mas, apesar do trecho ser todo plano ... enganou-se quem pensou ser fácil! O piso estava meio pesado e o vento barrando demais, sem falar na iminente chuva forte que nos rondava... resolvemos voltar! A volta foi um pouco melhor, pois, o mesmo vento que barrava... agora empurrava, mesmo assim, o pedal deste dia deu quase 100kms (detalhe) de pernas subindo e descendo, pedalando sem parar!
No terceiro dia seguimos ao bairro da praia da “Juréia” e, já logo de cara com 3kms, encaramos um paredão de serra com algumas subidas e descidas com graus de inclinações entre 30 e 40... o café da manhã quase voltou!!!!
Mais adiante,... experiência nova até mesmo para os veteranos, onde seguimos pela travessia de balsa rumo à praia.
Sensação diferenciada... pedal na praia deserta, com vento fraco e solo firme! Neste dia foram pequenos os trajetos em que corpo sentiu,.... mas, as bikes!!!? A velocidade era alta e haviam pequenos terminais de córregos que desembocavam no mar, gerando algumas travessias próximas as ondas. Almoçamos por lá, e logo retornamos até Iguape, onde “levantamos vôo” rumo a Peruíbe!
Infelizmente, o que deveria ser o quarto dia de pedal rumo à Barra do Una, não pode ser cumprido devido a forte chuva que caiu na região na madruga da 2ª para a 3ª feira. Prudente foi a decisão do grupo em retornar para a nossa cidade!

Aliás ... foi muito bom e produtivo,... de 4 dias, conseguimos pedalar 3, mesmo com aquele tempo.
Nenhuma bike quebrou ou travou neste pedal de condições severas!
Adorei a experiência!!! A companhia dos amigos foi sensacional!!!

Todas as 119 fotos

MEU MUITO OBRIGADO A TODOS!
Abs, Renatinho Barbie.

6 comentários:

Irineu disse...

Com a redação do Renatinho e adaptação do Braz, a postagem ficou ótima.

Túlio Cury disse...

Show de bola o pedal hein... Parabéns galera!!!

Renatinho disse...

Pô gente... pra dizer que não tenho palavras..., elas estão todas nesta postagem, feita com todo zelo pelo nosso amigo Braz!

Do fundo do meu coração... aos meus amigos:... Irineu, Braz, Romero, Zé Augusto, Vitão, Zé Dalto, Mura, Tuliâo, Chiquinho, Rodrigão... todos os AMIGOS do pedal em geral. Todos aqueles que conheço!

Obrigado meus AMIGOS! A recordação será inesquecível!!! Valeu.

Abçs!

José Augusto disse...

Belo passeio...parabéns a todos...!

Dú Romero disse...

Muito bacana a aventura, galera!

Olha, realmente aconteceram coisas inéditas neste pedal aí, heim Renatinho???!!!... ver essa foto do Vitão passando no mar de bike, desse jeito, parece que tá de "jet-ski", é uma imagem raríssima mesmo!!!...kkkkk...

Grande pedal, Parabéns aos "Aventureiros do Mar"!... hehehehehehe...

Abraços

Unknown disse...

Saudade do meu tio Vitor e do irineu