sábado, 25 de dezembro de 2010

Freios V-Brake e à Disco na Lama e no Barro: "A diferença"

Há uma semana eu (Braz) e o Dú Romero saímos para um pedal de domingo cedinho após um sábado de muita chuva durante a noite toda.
Convidei vários colegas de pedal e somente o Dú quis encarar essa "roubada".
Foi ótimo e muito instrutivo. Na prática mesmo!!
Muito se discute sobre os freios tradicionais V-brake e sua comprovada eficácia e leveza, e os evoluidos sistemas de freio à disco. Desde 2010 as maiores marcas de bicicletas e suspensões do mundo incorporam em suas linhas top os freios à disco. Empresas como a Giant, Rock Shox e Fox já não possuem a possibilidade de freios V-brake ( em suas linhas superiores).

Durante este pedal pegamos muito barro mole e aderente. Pedalavamos até nas descidas.
Era mais seguro pedalar pelos caminhos das águas da chuva do que pelo caminho normal traçado pelos veículos.
Aí veio a diferença dos freios. Minha bike (disco) não acumulou barro e o sitema de transmissão e freios ficaram livres. As pastilhas originais shimano não se desgastaram com eu esperava. Estão em ótimo estado.
O Dú sofreu bastante. A quantidade de barro retida nos sitema V-brake era grande. De vez em quando todo aquele barro desabava sobre a supensão, cubos e sistema de transmissão. Subitamente o Dú tomou um "chão" pois o freio dianteiro travou de tanto barro. Até o câmbio dianteiro travou em determinado momento.
Foi muito divertido e instrutivo. Pedais extremos são um show. Vale a pena vencer desafios.
Aguarde a próxima roubada, companheiro Dú Romero! ABS. BRAZ.

4 comentários:

Irineu disse...

Dú, parece uma casa de João de Barro, que vc tem na bike! Rsrsrsrss...

Dú Romero disse...

Meus amigos, realmente, quando falam que "A PRÁTICA CONCRETIZA A TEORIA" é fato mesmo, pois, meu próximo investimento já sei qual será! rsss... nem V-brake XT faz a diferença!!!
Braz, fui um grande Pedal, parceiro!

Dú Romero disse...

Mestre, Ziri, na verdade, com esse volume de barro, a casa do João de Barro é "sobradinho"!!! hahaha...

Nilton disse...

pra mim um bom v brake e melhor do q disco mecanico
coloca um v brake avid ou disco hidraulico