domingo, 7 de abril de 2013

Treinamento INDOOR - Rolo de Ciclismo

Amigos das Bikes,

Hoje dediquei espaço a um tipo de pedal que poucos fazem: O Ciclismo Indoor.
A tempos eu venho buscando opções para pedalar quando estou com pouco tempo ou quando o clima não permite. Durarante o mês de março e começo de abril a chuva não deu trégua.
Eu usei o eficaz Trainer Giant Cyclotron Mag II por 2 anos, com ótimos resultados. É seguro, robusto e muito equilibrado. Mantém a bike fixa e o pedal é muito confortável. O apoio da roda dianteira nivela a bike de maneira muito adequada.

Como sempre estou estudando formas de melhorar o treinamento, pesquisei como pedalar  melhor e mais fisiologicamente dentro de casa.
Coincidentemente as revistas especializadas e o site da Cicloleiriense apresentaram reportagens sobre o treinamento indoor durante o inverno na europa.
Li uma avalanche de informações sobre os mais diversos sistemas, desde rolos simples até os poderosos ciclossimuladores que podem chegar a R$30.000,00.
Até a Folha de São Paulo (há duas semanas) dedicou 3 páginas sobre esse tema no caderno de tecnologia TEC.
Encomendei um novo Roller Treiner para suprir minha necessidade de manter os treinos diários, mesmo quando não posso acompanhar o dedicado colega Irineu. Rsrs...
Dentre os rolos da marca italiana Elite, que equipa várias equipes, escolhi o Roller treiner EliteV-Arion. É um rolo terrestre que apoia a bike em três cilindros termoplásticos fazendo a bike rodar sem estar fixa. As duas rodas giram e o pedalar é muito próximo do real. É preciso equilíbrio e atenção para a bike não sair dos rolos, mas não há perigo se a bike escorregar fora deles. Já aconteceu comigos e a bike para imediatamente após o contato com o solo. Basta ter aonde apoiar-se e a queda não acontece.
A velocidade de treino é muito superior ao pedalar nas ruas. Velocidades de 33 a 37 Km/h são muito confortáveis e contínuas, sem paradas. A reportagem da folha analisou vários Rolos de ciclismo e concluiu que 40 min no rolo equivalem a 2h de ciclismo de estrada.
Fiz um pequeno vídeo para mostrar com é pedalar num rolo onde a bike está "solta" simulando o pedal de estrada. Foi muito divertido filmar e editar.
Espero que gostem e sintam-se estimulados a treinar sob qualquer condição de clima, sem trânsito ou riscos de atropelamento.
Como o equipamento é leve e dobrável, pode acompanhar-nos nas viagens e permitir o treinamento com tempo disponível. Para mim será uma solução!
ABS. BRAZ.

2 comentários:

Irineu disse...

Nessa altura que está, só de olhar da tontura. Se sou eu amarro um gancho na ponta de uma corda no guidão outro no selim para segurar..hahahahahaha... Parabéns é mais forma de se manter em forma...abs. Irineu.

Unknown disse...

Pedala ai Dr...!