domingo, 5 de maio de 2013

Emmanuel Ortiz Afonso - o mais novo ciclista 29er

Salve, amigos do MTB.

Ontem eu iniciei mais um colega médico no ciclismo.
Meu amigo e compadre Emmanuel (Mané) pediu-me que o levasse para um pedal, pois precisa de esportes e mudar o estilo de vida.
Como somos médicos intensivistas (UTI), precisamos nos manter muito bem física e mentalmente. O esporte tem lugar muito importante neste estilo de vida saudável. Mas é difícil conciliar esse estilo de vida entre as atividades diárias e os plantões
de 12 a 24h. Mas isso não é empecilho e por isso fomos para o "Pedal Debutante" do Mané.

Emprestei uma das bikes do Murari e saímos em direção ao condomínio Luminar, onde está a nova residência do Emmanuel.
Depois de ajustar a bike e ensinar o básico das mudanças de marcha
e sistema de frenagem, saímos para a estrada de terra em direção a "curva do desmaio". Programei um pedal de 12 Km sem grandes desafios, com exigência técnica e preparo físico +/4+. Tudo leve e sem muito risco para iniciar com tranquilidade e não espantar o colega. Hehehe...
O Mané pedalou com muita facilidade este percurso. Fiquei tentado em esticar o pedal para 20 Km indo até Caputira. Mas a prudência falou mais alto e poupei meu cumpadi dos perigosos areiões. Mas o próximo pedal será até lá.

Voltamos e fomos direto para a Sempre Bike.
O Mané está tão determinado que já comprou uma bike novinha, 29er completa, capacete e a famosa "roupinha de ciclista".
Esta semana a bike estará pronta e vou organizar outro pedal para inaugurá-la.

Parabéns, Mané, pela decisão pró-saúde e pela aquisição!

ABS. BRAZ.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

PEDAL – SERRA DA MACACA e ILHA COMPRIDA (20/03/2013)

Olá, meus caros amigos ciclistas!

Todas as 119 fotos
 
Esta postagem, dentre muitas outras, é muito especial para mim (Renatinho), pois trata-se da minha primeira viagem rumo à um pedal fora dos limites da nossa cidade, ... e um pedal de gente grande mesmo,... encarando serras e terrenos bem diferentes daqueles que conhecemos por aqui.
 
A companhia foi sublime: Irineu, Vitão Prandi e o Zé Dalto! Estes três malucos me levaram; ... e Eu, sendo o quarto, pois pra acompanhar eles, só sendo maluco também!
Saímos na sexta-feira (dia 15) por volta das 15:30hs rumo à São Miguel Arcanjo sob chuva, em praticamente todo o trecho, chegando lá por volta das 20:00hs. Jantamos numa pizzaria daquela humilde cidade, onde posamos a primeira noite. Sábado de manhã (huumm... difícil hein?) saímos rumo à “província” de Abaitinga, onde deixamos os carros e montamos as bikes rumo à descida da Serra da Macaca.
Com uma garoa fina que começava e parava toda hora, piso escorregadio e umidade pesada, começou o primeiro desafio.
Cruzamos com telheiros e carros, sendo 35kms de descidas e subidas, com os últimos 12kms+/- descendo sem parar. Lama preta (que parecia um concreto) e pedregulhos nas curvas molhadas testaram as habilidades dos ciclistas (do mais experiente ao novato), além de colocar a prova freios e demais equipamentos das bikes, que já iniciaram o pedal bem molhadas (o Zé colocava “sacolinhas” pra todo lado)! Lá em baixo encontramos outros três ciclistas que acabavam de completar o trecho!
Lembra os 12kms de descida sem parar??? Na volta, foram 12kms de subida sem parar! Debaixo de forte chuva, retornamos aos carros que estavam lá em cima (em Abaitinga), almoçamos e descemos novamente a serra rumo à cidade histórica de Iguape (Vale do Ribeira).
No segundo dia, o plano era seguirmos pela praia de Ilha Comprida
até Cananéia. A nossa “companheira garoinha” e ventos fortes em contra-diagonal, não permitiam que a velocidade na praia ultrapassasse 15kms/h. Após uma breve água-de-coco para o Zé (o Vitão quis dar uma volta de trator) seguimos rumo ao bairro das “Pedrinhas”, onde almoçamos e conhecemos a divisória do Mar Pequeno que separa o continente da Ilha Comprida.
Como eu disse: o plano era seguirmos até Cananéia, mas, apesar do trecho ser todo plano ... enganou-se quem pensou ser fácil! O piso estava meio pesado e o vento barrando demais, sem falar na iminente chuva forte que nos rondava... resolvemos voltar! A volta foi um pouco melhor, pois, o mesmo vento que barrava... agora empurrava, mesmo assim, o pedal deste dia deu quase 100kms (detalhe) de pernas subindo e descendo, pedalando sem parar!
No terceiro dia seguimos ao bairro da praia da “Juréia” e, já logo de cara com 3kms, encaramos um paredão de serra com algumas subidas e descidas com graus de inclinações entre 30 e 40... o café da manhã quase voltou!!!!
Mais adiante,... experiência nova até mesmo para os veteranos, onde seguimos pela travessia de balsa rumo à praia.
Sensação diferenciada... pedal na praia deserta, com vento fraco e solo firme! Neste dia foram pequenos os trajetos em que corpo sentiu,.... mas, as bikes!!!? A velocidade era alta e haviam pequenos terminais de córregos que desembocavam no mar, gerando algumas travessias próximas as ondas. Almoçamos por lá, e logo retornamos até Iguape, onde “levantamos vôo” rumo a Peruíbe!
Infelizmente, o que deveria ser o quarto dia de pedal rumo à Barra do Una, não pode ser cumprido devido a forte chuva que caiu na região na madruga da 2ª para a 3ª feira. Prudente foi a decisão do grupo em retornar para a nossa cidade!

Aliás ... foi muito bom e produtivo,... de 4 dias, conseguimos pedalar 3, mesmo com aquele tempo.
Nenhuma bike quebrou ou travou neste pedal de condições severas!
Adorei a experiência!!! A companhia dos amigos foi sensacional!!!

Todas as 119 fotos

MEU MUITO OBRIGADO A TODOS!
Abs, Renatinho Barbie.