domingo, 20 de janeiro de 2013

Pedal Rio Preto - Guapiaçu. Marlon Murari deu o troco na gente.

Amigos do Pedal,

Ontem à tarde, sábado dia 19/01, fomos para Rio Preto retribuir a visita do Marlon Murari. Como sabem ele é irmão do nosso Murari e organizou em pedal para nós e devolveu o pedal que fizemos pra ele com muita areia.
Marlon, não precisava de todo esse barro, né?
Fomos eu, Chiquinho, Irineu e o Marco Murari. O Vitão estava animado com o evento, mas visitas familiares o prenderam em casa. Mas na próxima...
O Marco já estava em Rio Preto e o restante do grupo foi comigo no início da tarde. A chuva forte deu as caras na região de Uchôa, mas imaginávamos ser pancadas isoladas de verão.
Descarregamos as bikes na casa do Marlon e outros cinco bikers juntaram-se a nós para o pedal.
E a chuva caiu pouco antes de sairmos. E assim continuou por muito tempo.
Após 6 Km de asfalto contornando os grandes condomínios ao sul de Rio Preto, entramos na terra. Inicialmente seca a terra foi ganhando água e trechos muito molhados formaram-se. Pensei que seria um pedal mais lento devido ao barro, mas enganei-me. O terra de Rio Preto é muito silicosa comparada ao terreno argiloso de Catanduva. Isso significa que em Rio Preto o barro não cola nos pneus e o pedal flui normalmente. A velocidade média foi quase 21 Km/h.
Passamos por um cruzamento de estradas de terra que marcaria a "volta por Guapiaçu". A quantidade de "trabalhos umbandas" é marcante nesta encruzilhada. Pedimos "licença" e seguimos até Guapiaçu.
O trecho foi veloz e todos chegaram muito bem. Exceto um colega de Rio Preto que não acompanhou o grupo e desgarrou-se.
Fizemos fotos na Igreja Matriz e enchemos as caramanholas de água. Seguimos nosso caminho guiados pelo Ricardo, cirurgião plático e ciclista, que pedala uma Scott carbono 29" muito leve e bem equipada.
Depois de um trecho de asfalto em longa ascensão pegamos uma estrada de terra que nos levou a um espetacular trecho de mata preservada e uma plantação de eucaliptos em plena colheita. Os galhos retirados das árvores colhida criou obstáculos diferentes.
E tome pedal...
Numa granja à beira do caminho, encontramos o melhor ponto de água que já vi. Água gelada em grande quantidade e à vontade. Um verdadeiro oásis.
A turma continuava animada e não facilitou para o caçula Murari, que bravamente acompanhava o grupo mais experiente e treinado. Meio esguelado e sem folego, mas não desistiu e manteve o ritmo.
Como diz o ditado, "Beija-flor que anda com João de Barro vira servente de pedreiro!"
E a chuva, que havia dado uma trégua, voltou a molhar a galera pouco antes de retornarmos ao Cruzeiro pelo lado oposto e reagrupamos o pessoal. Seguimos para Rio Preto elo mesmo caminho da ida passando por uma fazenda com lagos dos dois lados da estrada.
Neste momento o gás do nosso anfitrião, Murarinho, estava no fim e ficou um pouco para trás. Logicamente o mano véio, Murarommm, acompanhou-o. E como "companheiro é companheiro e ..." eu fiquei tbm para acompanha-los. Não sem antes liberar o Irineu e o Chiquinho para fazer as honras Catanduvenses láááá na frente.
O pessoal pedalou muito bem, dado a adversidade do clima e a dificuldade do terreno molhado e bem acidentado. Ótimo treino! valeu mesmo!!
Destaque especial para o Sr. Reinaldo 61, pai do Ricardo, que mostrou uma vitalidade incrível e manteve-se o tempo todo no mesmo ritmo dos mais jovens. Pedalando a nova Caloi Cabon equipada com Sram X0 (linda e equipada bike) não deu moleza pra gente. Parabéns! Quando eu crescer quero ser igual ao senhor, Seu Reinaldo! Hahaha...
Detalhe à parte, a Caloi montou uma bike de ponta e muito bem equipada. Foi muito bom conhece-la pessoalmente e ver que a nossa Gigante das bicicletas despertou!
Depois de nos reagruparmos fomos direto para o centrinho comercial entre os Dahmas para comemorar um longo pedal na chuva e barro sem acidentes ou incidentes.
Nenhum defeito mecânico ou furo nos pneus. Um pedal realmente abençoado por Deus e bonito por natureza. Que beleza...
Os grupos separaram-se o fomos para a casa do Marlon. Lavamos as bikes e aperitivamos muito, pois a fome estava grande. Despedimo-nos do nosso anfitrião e sua família e marcamos outro pedal num clima seco para aproveitarmos ao máximo as boas trilhas de Rio Preto.
Obrigado, Marlon e Marcela pela recepção. Voltaremos em breve.
ABS. BRAZ.

Ciclismo em alto nível - Ivo de Lima Dias

Bom dia Ciclistas,

Há alguns dias tive a satisfação de conhecer o Ivo de Lima Dias nos Hospital São Domingos. Ele foi contratado como consultor administrativo dessa instituição de saúde e nos aproximamos devido esse esporte maravilhoso.
Rapidamente chegou até mim a informação que o cara pedala. E como pedala.
Em rápidas conversas descobri que já fez várias provas de alto desempenho e que pedala uma bike De Rosa. Fiquei curioso a respeito dele e pesquisei...
Utilizando ferramentas da internet, descobri que o Ivo é de Patos de Minas e é federado no Rio de Janeiro pela FECIERG. Recentemente no Facebook acompanhei sua justa campanha pela chapa de oposição nas eleições da CBC. Seu currículo é extenso e inclui provas na Espanha, Itália e França.
Pedala uma "bikinha" De Rosa equipada com Dura Ace Di2 e faz valer todo o investimento.
Semana passada ele entrou na página do Pedala Catanduva e solicitou um pedal de 100 Km em 3h para o sábado, sem saber que eu estava dentro do próprio Hospital. Respondi a sua solicitação e organizei um pedal juntamente com o Marco Murari e o Zé Augusto. Com o pedal foi de manhã, muitos espeedeiros não puderam participar. Eu estava de plantão na UTI e não pude acompanha-los (bem de longe, é claro).
Os anfitriões o levaram até Uchôa e o Ivo treinou de leve a 28 Km/h de média. Para ele foi um passeio, mas para os anfitriões "o bicho pegou".
Valeu a recepção inicial e o Murari + o Zé abriram as portas para um ciclismo em nível muito elevado.
Dia 18/02 o Ivo volta a Catanduva para continuar seu trabalho de consultoria no HSD e já estou programando um pedal com a participação do Ciclismo Catanduvense. Será um evento muito bom.
Aguardem e preparem as perninhas, pois será um teste imperdível.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Rapidinha II - Sítio da Uva

Amigos speedeiros,

Depois do meu atropelamento na Avenida do Aeroporto eu, que já era muito seguro, estou procurando lugares para pedalar com segurança.
A estrada viscinal que liga o Km 7 ao Bairro Boa Sorte, chamada de Estrada do Sítio da Uva, está muito bem pavimentada e nos oferece um percurso rápido e sem buracos ou elementos perfurantes.
Nos domingos pela manhã a estrada é praticamente nossa e podemos fazer um percurso de 8 Km (ida e volta), do retão após o Km 7 até a última descida antes da ponte de concreto que leva ao Sítio da Uva.
Claro que sei que todos conhecem bem essa rodovia para treinos, mas estou lembrando a todos desse seguro e prazeroso caminho para os treinos de estrada.
"Usem sempre o capacete", pois não quero tratar meus amigos de pedal por falta de equipamento "básico" de segurança.
ABS. BRAZ.

Rapidinha I - Thermas de Ibirá

Galera, boa noite.

Mês passado fiz um pedal diferente pra Termas de Ibirá.
Não foi diferente porque fizemos uma trilha nova, mas sim porque entramos no parque mucnicipal e rodamos lá dentro para ver como ficaram as reformas feitas pela prefeitura.
Fomos eu, Zé Augusto e o Renatinho de Pindorama.
Está lindo e muito bem cuidado com novas praças, fontes e iluminação especial. As áreas de de churrasco estão maravilhosas com quiosques e churrasqueiras com pia e mesa individuais.
Pedalamos até a engarrafadora de água mineral Ibirá às margens do rio e relembramos antigos finais de semana em família.
Vale a pena ganhar esse tempo e visitar.
ABS. BRAZ.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Marlon Murari visitando Catanduva

Galera do pedal,

Sábado, dia 05/01, recebemos a visita do irmão caçula do Marcos Murari - Marlon.
Ele está treinando firme e quis experimentar novas trilhas.
Tudo combinado e acertado, começamos o pedal às 8:30h da casa do Marco em direção à Fazenda Experimental. Saímos pela estrada boiadeira para Pindorama com tempo nublado e ameaçador. Via-se pontos de pancadas de chuva na direção de Elisiário e Vila Roberto. Será que a chuva nos pegaria?
Fomos Eu (Braz), Marlon, Zé Augusto, Trajano e o MuraroMMM.
Pedal tranquilo de 51 Km com média de 20 Km/h, sem forçar para não assustar o visitante. Os areiões estavam lá para caracterizar da nossa região. Para quem treina em Rio Preto, que tem muito piso duro e veloz, pedalar por aqui é uma experiência nova. Pra não falar desgastante.
Passamos por Pindorama e logo na saída da cidade deparamos com um "Pé de Calcinhas". Isso mesmo, uma árvore com calcinhas preta e vermelha penduradas como frutas. Será que não é algum "trabalho" pega marido? Alguém começou o ano desesperada...
Seguimos para a Fazenda Experimental e o primeiro "pega" entre o Zé Augusto e o Mura estava demorando pra acontecer. Pouco antes eu já havia preparado o Marlon sobre o que aconteceria após a curva do bambu. Dito e feito! Todo mundo em pé tracionando pra valer até o topo do morro. Legal, pois o Murari caçula não desapontou e chegou colado.
A entrada da Fazenda é uma rampa longa e pedregosa. Isso desgastou o novato, que se recuperou no ponto de água ao lado da plantação de pupunha.
As mangueiras ainda tinha muitas frutas e pegamos algumas muito docinhas.
Saímos da Primeira parte da Fazenda e cruzamos a Rodovia Washington Luiz. Fizemos o contorno da O Marlon enfrentou um areião de respeito para atingir o ponto mais alto da região e entendeu o que é pedalar entre os canaviais. Foto neste ponto é de lei.
Seguimos para o Km 7 pelos "Três Pulos".
Claro que foi pelos Três Pulos! Acha que facilitaríamos pro Irmão do Mura? Nem a Pau, Juvenal!!
Depois de passar pelas três subidas em sequência, chegamos ao Bairro do Km 7 esprintando.
Bebemos, nos rehidratamos e saímos para Catanduva via Haras e a descida para a Alameda de Eucaliptos da Fazenda Borboleta.
O Final do pedal foi na Bicicletaria Minas com direito a cerveja Brahma geladíssima para apreciar o grau de palidez do nosso visitante.
Ah! A chuva não nos pegou, mas o pessoal dos Pedaleiros que fizeram Vila Roberto enfrentaram barro de montão.
Parabéns, Marlon! Pedalar 51 Km aqui em Catanduva com todo nosso areião é um desafio considerável para quem está começando. Ainda mais com média de 20 Km/h.
Estamos te esperando para outros pedais, como a Trilha do Perde Amigo... Hahahaha...

ABS. BRAZ.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chuvas e o Mountain Bike

Amigos do MTB,

Nos meses de dezembro e Janeiro as chuvas castigam o nosso mountain bike. E para quem ama esse esporte isso não é problema. Para encarar essa situação basta cuidados extras.
Pedalar nestas condições barrentas e enlameadas, o biker precisa de cuidados especiais com o equipamento.
Claro que em condições extremas nenhum detalhe que possa melhorar a pedalada supera o barro.
Atenção para o tipo de pneu que está na sua bike. Pneus com cravos baixos e muito próximos dificultam a tração e acumulam mais barro que outros. Os pneus dianteiros mais seguros são os que tem cravos direcionais.
O lubrificante usado para estas condições é muito diferente do usado habitualmente ao longo de nosso ano seco. Prefira óleos "wet" para proteger o sensível e dispendioso sistema de transmissão e tração das bikes.
Nem preciso salientar que o piso fica escorregadio e nos locais de piso mais duro vira um sabão.
As fotos que usei para esta postagem foram feitas no conhecido caminho para Elisiário.
O detalhe mais raro das fotos é nosso amigo Zé Augusto detonando a "Hello Kitty" e seu conjunto SRAM XX no barro. OOOOO DÓÓÓÓÓ...
Segurança e Atenção nunca são demais.

ABS. BRAZ.

ALIGA MTB Trip Trail Cup 2013

Galera do MTB,

Calendário da ALIGA 2013, o Regulamento e o link para Inscrições para este ano já foram divulgados no site da Trip Adventure - http://www.tripadventure.com.br/evento_detalhe.ecm?evt=178

Algumas mudanças foram feitas para 2013.
O formato Trip Trail foi mantido com percurso um pouco maior, variando de 35 (mínimo) e 50 Km (máximo).
Esta de volta a categoria Elite Masculina de 19 a 39 anos, com premiação em dinheiro para os 5 primeiros colocados.
Foi limitada a idade máxima para participar em 70 anos.
O artigo III, parágrafo primeiro e único, define as pontuações até o 10º colocado e ficou explícito que pontuações extras deverão ser anunciadas previamente. Transcrevo o parágrafo citado:
1º-15 Pontos; 2º-12, 3º-10, 4º-8, 5º-7, 6º-6, 7º-5, 8º-4, 9º-3, 10º-2
** Pontos Extras somente serão atribuídos se for devidamente divulgado com antecedência pelo site ou através de mala direta impressa.
Foi definido que para todas as provas o aprovadíssimo sistema de troféus do 1º ao 5º colocados e medalhões do 6º ao 10º em todas as categorias.
E por último, a Copa Aliga mostra sua evolução saindo de 6 etapas em 2011, passando para 7 etapas em 2012 e 8 etapas programadas para 2013. Abaixo estão descriminadas as datas e cidades de cada etapa em 2013.

1ª Etapa - (17/02) GP Monte Bikers - Monte Azul Paulista
2ª Etapa - (10/03) Maratona Multibike 20 anos - Ribeirão
3ª Etapa - (14/04) Desafio do Sertão - Sertãozinho
4ª Etapa - (19/05) CrossTerra 40K - Jardinópolis
5ª Etapa - (02/07) Orlândia Race Maathon - Orlândia
6ª Etapa - (18/08) Action Cup - local a definir
7ª Etapa - (29/09) Jaboticabal na trilha - Jaboticabal
8ª Etapa - (20/10) Maratona Boi Gordo - Sertãozinho

Então organizem suas equipes e participem da Maior festa do MTB amador do Interior Paulista.
ABS. BRAZ.

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

"POSTAGEM Nº 300" - FELIZ 2013!!!


Amigo do ciclismo estamos de volta...

Esta é a 300ª postagem do blog e estou feliz por alcançar este número estimulado por este esporte maravilhoso.

"UM FELIZ 2013 e ÓTIMOS PEDAIS PARA TODAS AS TRIBOS DE CICLISTAS"

Abraços a todos, BRAZ.