quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Pedalando com a Sempre Bike

Bikers de todas as tribos,

No último fim de semana dois pedais para iniciantes foram organizados com saída da Sempre Bike.
No sábado o Sandro Galo e uma turma de24 ciclistas saíram da Sempre Bike às 15h em direção ao Sítio da Uva via Km 7. Foram 40 Km de um ótimo, divertido e conhecido percurso. Todos podem percorre-lo sem grandes dificuldades.
No domingo outro grupo de 16 mountain bikers encontraram-se na Sempre Bike às 7:30h para pedalar até Caputira e tomar o já famoso café da manhã. Café caipira com bolo de fubá, café, leite e queijo fresco por R$ 5,00?? Muito bom... Percorreram 33 Km e certamente divertiram-se muito.
Neste dia saí com mais 5 bikers para fazer a Trilha do P.A. e passamos por esse enorme grupo. Paramos rapidamente para alguns cumprimentos e saímos para nosso árduo destino de treinamento.
É isso mesmo, Sandro. Estimular eventos para inciciantes é primordial para perpetuar esse MARAVILHOSO esporte.

INCIANTES HOJE! CAMPEÕES AMANHÃ!!

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Pedala Catanduva na Trilha do P. A. (parte 2 - fotos)

Amigos do MTB,

Trilha do P. A.? Perde Amigo, Pro alto, Pró Aclive, Puro Areião, Pura Adrenalina, etc...
Para os íntimos a Trilha do "Perde Amigo" está dominada, memorizada por vários mountain bikers e já a percorremos várias vezes. Agora basta uma msg para combinar um percurso para "engrossar as pernas" e será prontamente atendido.
Ontem (domingo) Eu (Braz), Irineu, Murari, Zé Augusto, Chiquinho e Luiz Curti saímos cedo para encarar os 50 Km desta trilha que passa ao largo de Elisiário, Marapoama, Vila Roberto e Km 7.
O ciclista deve sair preparado para percorrer 40 Km até chegar no Km 7 para reabastecer a caramanhola. Esta trilha não passa por pontos de água. As subidas são frequentes e 5 delas a 11-12% de inclinação.
O trecho é um dos mais bonitos da região com muita mata nas APPs, córregos e vales verdejantes (mesmo no inverno) em plena cultura canavieira. Há trechos técnicos com muita pedra solta em algumas subidas e descidas. Não vou citar o areião, que nesta época do ano é uma "espécie de brincadeira de mal gosto".
É muito estimulante descer até o fundo do vale entre Marapoama e Elisiário. Depois de alguma pesquisa descobri o que o originou.

Geologicamente foi escavado por grandes geleiras glaciais há 250 mil anos. Esse vale glacial criou as serras de monte alto, Fernando Prestes e Sta adélia. Segue entre Roberto, Marapoama, Elisiário e Catanduva até chegar em Termas de Ibirá (ponto mais baixo e com mais água). O desnível entre Monte Alto e Termas de Ibirá chega a 250m e entre Catanduva e Termas chega a 120m.
Já pedalamos por acidentes glaciais muito maiores e não sabíamos. A região de Analândia e suas formações geológicas curiosas como o Cuscuzeiro, também formaram-se nesta época turbulenta do desgelo glacial.


Agora galera, além de pedalar podemos apreciar nossa região com olhos exploradores e não esquecer de fotografar. Será nossa herança para os futuros ciclistas.
Nosso netos descobrindo os registros arcaicos desse blog, dirão algo assim:
"Karaaaka! Olha como era a bike do vovô!!!! Como eles pedalavam aquilo???

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Pedala Catanduva na Trilha do P. A. - Treino de MTB - 5 aclives que valem a pena

Onde treinar subidas na nossa região?

Essa sempre foi uma questão intrigante na região de Catanduva. Excetuando-se a subida da Faz. Santana e da Carvoaria, nossa região não tem aclives desafiadores. Nossas subidas não possuem aclives maiores que 6 a 8%. Isso é pouco...
Preciso lembrar que nas provas de MTB XCM sempre incluem aclives de até 13%. É muita subida...
Ontem o Irineu, Vitão, Chiquinho e Eu (Braz) fizemos um caminho ótimo sem passar por cidades e com 5 aclives de respeito. Uns agressivos e curtos e alguns longos e cansativos. O percurso é muito bom e até bonito em alguns trechos.
Saimos pelo Luminar, descemos pela carvoaria e subimos até o bambuzal da Faz. Santana. Pegamos à esquerda e fomos sentido Marapoama. Sequência de curvas à esquerda nos levaram até o Motel da Rodovia Catanduva-Itajobi e seguimos sentido Vila Roberto. Com o avançado da hora voltamos via Granja e Km 7.
Esse percurso pode incluir variantes até Vila Roberto, Faz. Experimental e outros caminhos que elevariam a distância de 48 Km para 60, 70 e até 80 Km.
Espetacular como treinamento.
Vou repetir a dose no domingo de manhã com outros colegas.
Até lá.

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Estação Ferroviária de Jacaúna - Resgatando a História

Amigos desbravadores de novas trilhas,

Hoje fomos fazer o caminho "novo" até a antiga Estação Ferroviária de Jacaúna que pertence ao município de Pindorama.
Ontem, sábado, o Irineu e o Vitão descobriram um caminho que os levou até a fazenda de reflorestamento da Usina Colombo. Uma antiga construção os fez crer que ali seria a antiga estação de Jacaúna.
Hoje cedinho o Irineu levou o Murari e Eu (Braz) até este local. Saímos pela estrada boiadeira para Pinodorama e pegamos a sequência da boiadeira que leva para Ariranha. Após a matinha e sua grande subida começou o caminho novo que nos levou até a dita construção que não era a Estação Ferroviária. Lá chegando entramos e nos informamos com os funcionários da fazenda. O prédio é um depósito antigo. Nos indicaram o exato local da Estação Ferroviária de Jacaúna que está localizada bem ao lado da Rodovia Viscinal Pindorama Ariranha e logo abaixo da represa da Usina Colombo. Super fácil de encontrar.
Hoje o prédio da estação está funcionando e muito descaracterizado por reformas ao longo do tempo. Após 1955, quando foi desativada devido a retificação da linha da Araraquarense, a antiga estação já foi escola e clube. Passou muito tempo abandonada e teve até seu telhado destruido. Atualmente está reformada e abriga o Centro de Zoonoses de Pindorama.
Finalizadas as fotos passamos pelo imenso lago formado pela represa da Usina Colombo e seguimos para a matinha da Fazenda Colombo. Chegamos em Catanduva pela estrada Boiadeira.

Abaixo adaptei parte do texto extraído do site Estações Ferroviárias do Brasil - http://www.estacoesferroviarias.com.br/j/jacauna.htm

A Estação de Jacaúna foi aberta em 1925 e permaneceu como estação até 1955. A Vila de Jacaúna que ali existia desapareceu após a desativação da estação. "Situada às margens da estrada vicinal de Pindorama-Ariranha, junto ao também fechado matadouro, a estação ficou fora do leito da estrada de ferro quando da retificação do trecho em 1955. Esteve ficou abandonada e passou por várias reformas que a descaracterizaram. Já foi escola e sede de clube. Foi novamente
abandonada e as intempéries do clima novamente a destruiram quase que por completo. O prédio pertence à Prefeitura de Pindorama e em 2008 foi novamente reformada e abriga o Centro de Zoonoses de Pindorama. Atual pintura amarela e laranja.
Anexei várias fotos desde seu áureo tempo e suas fases de abandono e ressurreição.
Esse pedal me fez pesquisar sobre esta estação e aprendi algo mais sobre nossa história regional.
Aproveitem a postagem e viajem nessa trilha e no tempo.

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ALIGA 2012 - 5ª Etapa em Pirassununga dia 19/08

Amigos mountainbikers,

Dia 19/08 Pirassununga sediará a 5ª das 7 etapas da TRIP TRAIL CUP ALIGA 2012. A conhecida ACTION CUP de Pirassununga será uma dura prova de 40 Km no estilo XCM com duas agressivas subidas. Uma logo nos primeiros Kms e outra no final da prova.
Haverá uma meta volante, com premiação, para o primeiro a chegar no topo da 1ª subida logo no Km 9. Analisando a altimetria me parece que é uma rampa com +/- 1600m e 160m de desnível. Um aclive de 10% é de respeito.
A largada será no parque Municipal ao lado dos lagos. Pelo que me lembro é um parque muito bonito e bem estruturado. No mapa da prova a saída e a chegada serão por asfalto na avenida em frente ao hotel Habitat, no qual estaremos hospedados. Será muito prático para nós.
Os primeiros 5 colocados de cada categoria receberão troféus em metal e do 6º ao 10º medalhas. Muito boa essa decisão.
Aguardo todos em Pirassununga prestigiando o Maior torneio amador de MTB.
Até lá. ABS. BRAZ.

domingo, 5 de agosto de 2012

Minha Primeira Specialized

Estou muito feliz, amigos do pedal!

Ontem, sábado, foi um dia de realização para mim. Explico...
Fui para Ribeirão Preto como toda minha família passear na cidade natal de minha esposa. Incentivado pelo Silveira e a D. Lúcia para conhecer a nova Specialized Bike Store e depois dos elogios do Zé Augusto à loja (que a visitou esta semana), eu passei por lá.
Loja de primeiro mundo, ambiente clean e repleto de ítens para nosso esporte preferido. Os olhos percorrem bikes e mais bikes por toda a loja. Ilhas de componentes e equipamentos por todos os lados. Dois amplos pavimentos que leva tempo para assimilar a quantidade de opções.
É nitido o conceito das grandes lojas de ciclismo americanas. Amplidão, infinitas opções, variedade, qualidade e o atendimento de quem entende. Fui atendido por amigos conhecidos e por ciclistas em fase competitiva.
Mas o foco deste post é a minha filhinha de quase 5 anos, Victoria. Ela "grudou" numa bike rosa perolizada e não largou mais. Recebeu a especial atenção do Nelsão que não mediu esforços para adequar a bike a essa futura ciclista. Assim espero e estou me esforçando para isso. O Nelson cuidou da bike como se fosse uma bike top de competição.
Obrigado, Nelson!
Resumindo, eu tinha a intenção de retribuir o convite para conhecer a nova Specialized Bike Store e fui surpreendido pelo interesse da minha menina por uma bike especial. Recebeu atendimento de ciclista e seu primeiro "Bike Fit" foi feito pelo experiente Nelsão.
Specialized Hot Rock Aro 20"
Será que ele cuidou da primeira bike de uma campeã? Sou pai curuja, sim! E o futuro só a Deus pertence. Mas podemos influenciar um pouquinho. Rsrsrs...
A dona Lúcia também merece destaque pela acolhida a minha família, desde os bombons até permitir que meus meninos atendessem o telefone em nome da Multibike. Isso, para mim, tem muito valor!
Obrigado. BRAZ.

P.S.: Silveira, comprei minha primeira Specialized!!!

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

4ª Etapa ALIGA MTB 2012 - Orlândia SP

Amigos do MTB,

A Trip Trail  Cup ALIGA MTB 2012 realizou sua 4ª Etapa em Orlândia-SP e marcamos nossa presença com 5 dos 10 atletas de nossa equipe.
Dos mais de 300 incritos neste campeonato 228 largaram e 224 completaram a prova. Um número expressivo e de respeito.
Eu ainda não tinha pedalado nesta região e descobri que é um ótimo lugar para o MTB. As subidas são subidas mesmo e as descidas, por sua vez, são velozes e desafiadoras. Curvas em 90 graus foram frequentes na prova e alguns poucos acidentes foram registrados.
Eu (Braz) e o Murari corremos na Sub 50, o Wagner na Sub 55, o Irineu na Sub 60 e a Carmem na categoria feminina que é livre. O Edson Corradi foi inscrito no início do campeonato em categoria abaixo da sua idade, sub 35. Ele corrigiu e adequou-se na Sub 40.
No quesito organização da prova a nota foi 10. O local foi muito acolhedor e a estrutura disponível para os atletas muito adequada. Amplo espaço para as equipes, bom corredor de largada e um longo funil de chegada onde as torcidas podiam acompanhar cada atleta.
 Após a chegada bons vestiários estavam à disposição para lavar a aderente mistura de suor com o pó vermelho da região.
O campeão João Paulo Firmino fez 1:23:05, o segundo colocado Alexandre Mantovani com 1:23:09 e o terceiro colocado Moisés Lourenço com 1:23:12. A diferença foi somente de 7 segundos entre eles.

TODAS AS 92 FOTOS NO LINK ABAIXO:
https://plus.google.com/photos/109799488465750957149/albums/5772258369910232241


Como foi nossa participação:

Esdon Corradi cravou o 1º lugar na Sub 40 e 11º na geral com 1:25:17
José Braz Cotrim em 4º na sub 50 com 1:52:03
Wagner Villas Boas Jr em 5º na sub 55 com 2:07:08
Marcos Murari em 9º na sub 50 com 2:07:25
Irineu Vaqueiro em 5º na sub 60 com 2:11:22
Carmem Guimarães em 5º na Feminina com 2:18:07

A Equipe Pedala Catanduva somou 32 pontos e subiu uma posição no ranking. Estamos em 8º com participação média de 5 dos 10 atletas inscritos. Já pensaram se estivéssemos com todos os 10 em cada etapa?
Agradecemos esse resultado ao esforço particular de cada um dos nossos atletas, nossas pacientes famílias,  nossos torcedores e incentivadores.

VIDEO OFICIAL ORLANDIA RACE MARATHON 2012

Para ver o vídeo em alta definição acesse o link do You Tube: Link HD

Até a 5ª Etapa da ALIGA MTB em Pirassununga.