terça-feira, 27 de setembro de 2011

5ª Etapa da Copa ALIGA MTB 2011

Boa noite competidores da COPA ALIGA.
Boa noite amigos do Blog Pedala Catanduva.
Boa noite a todos os amantes deste esporte espetacular.

Mais uma etapa da Copa ALIGA MTB 2011 foi relizada. Desta vez a cidade anfitriã foi Jaboticabal e fomos recebidos no Clube da Prainha.
Saimos bem cedinho, 6:30h, em três carros. Eu (Braz), Zé Augusto, Irineu e Dú Romero seguimos no meu carro com a carreta levando a tenda do Pedala Catanduva, equipamento de som e gerador. O sandro foi com sua pick-up levando a hidratação e frutas + a tenda da Soul. O Carlão e família, Mizael e Carmem fecharam o terceiro carro.
A prova foi organizada no estilo Trip Trail com 40 Km de percurso entre os canaviais da região.
Longas retas, trechos em single track margeando nascentes de água, longas descidas a 50 Km/h (minha 29ER adorou) e subidas com inclinação tranquila. O trecho mais difícil foi por volta do Km 30 onde uma longa reta com muita areia e contra o vento de 22Km/h. Era interminável!
A chegada era em descida e terminava numa curva arriscada à direita com areia e uma pequena subida antes do funil de chegada.
O sistema de largada em movimento me agrada, pois limita os acidentes com o bate-guidão.
O controle de chegada, embora manual, foi muito eficaz e nos posicionava com mais rapidez que sistemas computadorizados. Parabéns D. Lucia e Marina, vcs foram nota 10. A D. Lucia anotava a chegada geral, enquanto a Marina e outra senhora (desculpe por não saber o nome) anotavam os 10 primeiros de cada categoria. Realmente muito eficiente.
Estávamos em sete ciclistas de Catanduva. Todos pontuaram entre o 3º e 7º lugares.
A Equipe Pedala Catanduva fez 39 pts e se mantém em 7º lugar na classificação geral por equipes (90 no total). Isso sem contar com sua capacidade máxima de 10 atletas, pois estamos competindo com 6 atletas.

Colocação no podium de nossos amigos atletas:

Irineu na sub 60: 3º lugar 10pts
Carmem na feminina: 3º lugar 10 pts
Mizael na Master A: 5º lugar 7 pts
Dú Romero na Master B: 5º lugar 7 pts
Carlão na Master B: 6º lugar 6pts
Braz na Senior A: 7º lugar 5 pts
Zé Augusto na Senior B: 7º lugar 5 pts

Agora é só aguardar a última etapa da Copa ALIGA que será dia 23/10 em Sertãozinho-SP.
Espero contar com força total da nossa equipe para pontuarmos o máximo possível.
Até lá pessoal. ABS. BRAZ.

Sta Helena com novos e velhos Amigos do Pedal

Caros amigos,

No sábado, dia 17/09, fiz um pedal que há muito queria realizar.
Convidei um amigo "neófito do pedal", Leandro Centurion, para pedalar 40 Km pela primeira vez. Ele fez vários percursos de 25 Km e ainda não havia quebrado o paradigma da kilometragem.
Convidei também um velho amigo que não pedalava comigo há anos. O Chicão era minha referência de mountainbiker há 5 anos atrás. Pedalava muito bem e passou-me muitas dicas. Hoje está mais "devagar" e quero que ele volte prá valer.
O terceiro convidado para este pedal foi o Breno Monti, uma lenda entre os mountainbikers de Catanduva. Já fez o caminho da fé 5 vezes e foi referência de velocidade e resistência. Suas bikes até hoje inpiram a galera a evoluir nos equipamentos. Está um pouco fora da "velha" forma, mas a técnica se mantém afiada. Com um mínimo de treino retornará para o seu lugar entre os pointers atuais.
O quarto convidado, e não menos importante, foi o Zé Augusto. Já é uma figura do MTB Catanduvense e precisava treinar de modo mais lento devido as lesões do acidente há uma semana. Foi "atropelado" por um cachorro e está se recuperando das lesões.
Escolhi o percurso para Vila Sta Helena pois está muito bom.
Saímos cedinho e fomos em direção à Usina Serradinho. Após a foto do lago fiz a galera encarar uma longa subida de 1300m com muita areia até o estradão.
Chegamos na bifurcação para Novais/Faz. Água Milagrosa e neste momento um pneu da bike do Chicão estava furado. Trocamos e fomos para Vila Sta Helena pelo descidão de 120m de desnível. Pegamos o estradão de Pompeu e retornamos pela estrada boiadeira de Palmares.
Foi uma ótima manhã de confraternização para mim. Novos e velhos companheiros que há muito eu não pedalava. Excelente. Pretendo fazer mais desses eventos de reencontro.
Obrigado, galera. Até a próxima. BRAZ.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Caminho da Fé saindo de Mococa/SP

Salve Bikers!!!
No dia 07/09/11 realizei mais um Caminho da Fé, o 5º já, e dessa vez saindo de Mococa, que já é uma ponta antiga do Caminho e que eu queria muito conhecer.
Nesse mesmo período era para eu estar realizando o Caminho de Santiago de Compostela, e não sabia ainda se eu conseguiria realizar o Caminho da Fé esse ano, mas como não foi possível ir para Santiago esse ano e também não consegui mudar as minhas férias, aproveitei para fazer o Caminho saindo de Mococa e também viajar junto com a minha namorada (Thaisa), que foi junto comigo no Caminho levando a Montana.
No caminho também foram mais 4 bikers, sendo o César, o Rogério e o Tio do Rogério de Ribeirão Preto/SP e o Irmão do Rogério (Wander) de Brodowski/SP com a sua esposa Carla que foi levando a Pálio Adventure do Rogério pelo Caminho.
Vejam abaixo um resumo de como foi o Caminho saindo de Mococa:





1º Dia (Mococa a Águas da Prata - 92km): No primeiro dia até chegarmos na estrada de São Roque da Fartura/SP, foi tudo novo para mim, pois foi uma parte do Caminho que eu ainda não conhecia. Gostei muito, pois a saída de Mococa já começa com Serra, tendo uma descida no asfalto bem longa antes de chegar em São José do Rio Pardo/SP, onde consegui atingir a velocidade máxima do Caminho, de 77km/h. Em compensação, saindo de Rio Pardo para São Sebastião da Grama/SP, pegamos uma subida contínua de 6km, e aí imaginem como foram as subidas até chegarmos na Fartura!!! Rsrs. Chegando na estrada da Fartura, a partir do Km 13 já entramos na parte do Caminho que todos conhecem.
Gastronomia: Almoço em um restaurante a kilo com direito a macarrão ao vivo em S.S. da Grama e jantar no Grande Hotel Prata com buffet a vontade.
Momento Insano: Fazer os 16km "embaixo da seta" de Fartura a Águas da Prata a noite e sem carro de apoio!!!

2º Dia (Águas da Prata a Borda da Mata - 107km): Após cada biker pegar o seu carimbo na sede do Caminho, saímos rumo a Andradas/MG passando pelo Pico do Gavião. Aqui o pessoal estavam querendo cumprir o cronograma "a qualquer custo", então concentraram seus esforços para chegarem em Borda da Mata/MG, passando pelas serras do Pico do Gavião, dos Lima e a de Barra para Crisólia. Ainda bem que eu subi no carro em Andradas, pois a Palio não estava querendo subir a serra de Barra, e contamos com a ajuda de um trabalhador local para "desenroscar" o carro e vencer a subida com ele. Após a parada tradicional no Bar do Maurão em Inconfidentes/MG para comer o famoso pastel do Caminho, seguimos até a chegada em Borda da Mata.
Gastronomia: Almoço em um restaurante a kilo com direito a um Sr. querendo dar uma de guia do Caminho, Pastel no Bar do Maurão e jantar com comida mineira a vontade e com direito ao dono do restaurante nos buscar no hotel para levarnos no restaurante, mas com um detalhe, ele só tinha uma Strada cabine simples, então imaginem a quantidade de viagens que ele fez!!! Rsrs.
Momento Insano: Almoçar em Andradas e já sair as 12:30 embaixo de um Sol forte para encarar a Serra dos Lima!!!

3º Dia (Borda da Mata a Paraisópolis - 81km): Aqui começamos o dia sem os carros de apoio, pois as mulheres ficaram em Borda para lavar os carros e preparar a caixa térmica. Nesse dia também, enquanto o pessoal estavam precupados em chegar logo em Estiva/MG para o almoço, após passarmos por Tocos do Moji/MG e nos reidratarmos, eu e o Cesar fomos parando nas plantações de morango e aceitando algumas doações da fruta! Rsrs. Após o almoço, descansamos um pouco na praça e seguimos para encarar as Serras do Caçador, mas nesse trecho eu fui de carro e esperei a turma no topo da Serra com direito até a cadeiras para darem uma "realxada" na sombra!!! Rsrs. A partir do topo da subida, a Thaisa resolveu fazer um trecho a pé, para sentir um pouco como é a peregrinação, e já começar a se preparar para fazer o Caminho a pé. Chegando em Consoloção/MG, o Tio do Rogério me perguntou se haviam mais subidas até chegarmos em Paraisópolis/MG, pois em caso positivo ele iria subir no carro, mas como eu disse que havia apenas uma, ele seguiu. Chegando em Paraisópolis, ele queria "me matar" (rsrs), pois além das 5 subidas que ele teve que encarar, ficou perdido na cidade, pois não encontrou a Pousada da Praça. Isso prova como é o psicológico das pessoas, pois caso eu tivesse lembrando a quantidade de subidas que tem nesse trecho e falado para ele, tinha subido no carro, e provou para si mesmo que foi capaz de encarar mais essa!
Gastronomia: Almoçar em Estiva em um restaurante novo com um comercial muito bom e jantar uma massa e caldos no Coisa e Tal de Paraisópolis.
Momento Insano: Encarar as Serras do Caçador após o almoço.

4º Dia (Paraisópolis a Campos do Jordão - 62km): Esse é o grande dia, pois tem a famosa subida da Serra da Luminosa. Após o belo café da manhã na Pousada da Praça, partimos para o bairro da Luminosa, que antes de chegar tem aquela descida de 3km, e que nessa vez tinha 2 bikers de Buenos Aires fazendo e um "capotou" na descida e se machucou. Chegando na Vila Luminosa, o pessoal se preparou para enfrentar o quebra perna e eu fui para o carro e subimos pela estrada normal da Vila. Chegando no asfalto com os carros, fomos até o Pesca na Montanha e depois voltamos contra-mão nas setas do Caminho andando 4km até chegarmos no sítio da divisa, que é o limite para carros comuns. Lá o pessoal foi chegando e ficando surpresos com a nossa presença, pois o combinado era de nos encontrar no asfalto. Depois de todos reunidos, decidiram não almoçar no pesqueiro, e descemos o asfalto em busca de algum lugar para almoçar antes de chegarmos na Campista, pois já passava das 13h. Como não encontramos e a partir da Campista ainda tinhámos 20km de serra, achamos mais sensato colocar as bikes no carro e seguirmos todos para Campos do Jordão almoçar, sendo que aí sim valeu o ditado de que "O molho saiu mais caro do que o peixe"!!! Rsrs, pois o almoço ficou mais caro do que se estívessemos almoçado no Pesca na Montanha, além de perdermos 20km do Caminho.
Gastronomia: O almoço mais caro do Caminho, mas estava excelente! Rsrs e jantar na Baden Baden para não fugir da tradição.
Momento Insano: Encarar o Quebra Perna da Luminosa!

5º Dia (Campos do Jordão a Aparecida - 70km): Depois de 4 dias muito secos e quentes, o dia amanheceu chovendo e frio, e nos colocou a pensar se teria como concluirmos o Caminho. Após vários telefonemas para sabermos como estava a chuva durante todo o trecho do Caminho, decidimos eu, César e Rogério chegarmos pedalando em Aparecida. Os carros nos levaram até o Horto Florestal e voltaram pelo asfalto até chegar em Aparecida, e nós 3 fomos pela descida das Pedrinhas, passando por Potim e chegando de frente com a Basílica. Chegando lá, estavam todos nos esperando, e fomos pegar os certificados e passar no pé da Santa. Na sequência fomos preparar os carros, para o pessoal do Rogério voltarem para Ribeirão Preto e eu e Thaisa seguirmos viagem para Paraty/RJ, onde no mesmo dia fomos para Cunha/SP e dormirmos lá, para fazermos a descida pela manhã.
Gastronomia: Torta de frango com legumes na pousada mais alta do Brasil (isso é o que fazem propaganda, e ela fica antes do início da descida das Pedrinhas) e pastel na barraca que fica na Vila Pedrinhas.
Momento Insano: Descer as Pedrinhas depois das chuvas e com ela toda encharcada e parecendo um sabão!!! Rsrs.

6º Dia (Cunha a Paraty - 50km): Após um belíssimo café da manhã e ouvir as recomendações da dona da pousada que não aconselhava fazer a descida com o carro, decidi por manter a bike no carro e fazer a descida junto com a Thaisa. No início foi tudo lindo (rsrs) pois foram 23km de um bom asfalto, sempre subindo e com ótimas paisagens, até chegarmos na divisa de SP com o RJ e começar o trecho de terra. Foram 9km de muita lama e pedras grandes, que levei 1h para concluir, pois ia a 10km/h com o carro e sempre parando para verificar o melhor lugar para passar com ele, além de estar garoando e com muita neblina, o que nos impossibilitou de avistar Paraty a 1560m de altitude. Mas tudo isso foi muito recompensado quando chegamos em Paraty, devido às belíssimas paisagens do lugar, além de muita história e muita gastronomia. E aqui escolhemos para passar as nossas férias! Rsrs.

Pessoal, esse é o resumo de mais um Caminho da Fé, com novas experiências, lições de vida e amigos. Só fazendo mesmo para entender o motivo que nos leva a fazer o Caminho todo ano.

Desejo a todos os bikers de Catanduva que estarão fazendo o Caminho na semana do feriado de 12/10 uma excelente viagem, e com toda a proteção de Deus e Nossa Senhora Aparecida!
Cuidado com os "momentos insanos", e se precisarem de algo, podem contar comigo.

Abraços, Rodrigo.

PS: Como aqui em casa a conexão com a internet está muito lenta, assim que eu conseguir uma conexão mais rápida eu posto as fotos.

domingo, 18 de setembro de 2011

Aviso aos Amigos Bikers: FOTOGRAFEM


Amigos do pedal, FOTOGRAFEM!!!
É isso mesmo! Fotografem!
Um simples percurso, caminho corriqueiro e aquele que já passamos várias vezes pode transformar-se aos olhos de quem o vê.
Basta um simples olhar, esquecer um pouco da performance, do pedalar por pedalar e a imagem pode saltar aos olhos.
Isso fica para a posteridade e poderemos mostrar para muitos e por muito tempo.
Exemplo: Elisiário é um caminho desses. Passamos por ali inúmeras e incontáveis vezes. Um por do sol visto de modo diferente e não do jeito comum ("já tá escuro e precisamos acender os faróis.") pode mostrar uma imagem para encher as retinas.
Então eu recomendo: FOTOGRAFEM! REGISTREM E GUARDEM PARA SEMPRE!!

sábado, 10 de setembro de 2011

4ª Etapa da Copa ALIGA MTB 2011 - Pirassununga-SP

Saudações amantes do MTB.

Toda as fotos no link: Álbum 4ª Etapa
Dia 04 de setembro de 2011 aconteceu a 4ª Etapa da Copa ALIGA MTB 2011 em Pirassununga-SP.
O Equipe Pedala Catanduva participou com sete atletas: Eu (Braz), Irineu, Murari, Zé Augusto, Dú Romero, Alessandro e a Carmen.
A Equipe Sempre Bike/Soul/SMELT teve três representantes: Carlão, Corradi e Mizael.
A prova foi realizada no Horto Florestal de Pirassununga no modelo XCO numa pista de 6,2Km. Foram 6 voltas para a Categoria Ouro e 4 voltas para a Categoria Prata. O regulamento da prova avisava que se o lider de cada categoria desse uma volta no competidor este terminaria a prova com volta a menos. Isto siginifica que a corrida terminaria quando o lider da categoria completasse a prova.
Eu, Murari, Irineu, Zé Augusto e Dú Romero saímos no final da tarde de sábado (03) para nos hospedarmos no Hotel Habitat. O hotel era bem próximo do Horto e facilitou nosso acesso à prova.
Nosso jantar no hotel foi um evento à parte. Minha funcionária Kelli fez um macarrão fuzilli com linguiça calabreza e blocolis. Estava absolutamente delicioso, ainda mais acompanhado das 3 garrafas de vinhos que o Zé Augusto levou. Isso deu uma força no dia seguinte... Devemos repetir!
Na manhã do dia 04 acordamos todos muito dispostos e com a adrenalina a mil. Como seria o circuito? Qtos participantes na minha categoria? O equipamento vai aguentar o tranco? Será que tudo vai bem, sem ferimentos? São as mais variadas perguntas que vem à mente... Ma tudo faz parte e queremos mais, muito mais...
A largada foi por categorias de idade começando pela elite e os mais jovens. Cada categoria foi separada por 1 a 2 min entre elas. O percurso de 6,2 Km foi traçaco dentro do Horto Florestal de Pirassununga e apresentou uma gde variadade de desafios e 32 curvas com até 180 graus. A primeira curva após a largada era com grama e banco de areia para complicar. Dos 6,2 Km somente 200m eram de asfalto, antes da entrada do Horto. Além das múltiplas curvas, havia subidas, descidas, areia, pedras, ondulações críticas em curvas c/ arame farpado e longos trechos em volante 42/44.
A cerca de 200m antes da chegada dois desafios pra valer. Um percurso sinuoso e estreito entre o bosque de árvores finalizado por um barranco de 3m de altura que era "escalado" com a bike nos braços. Espetacular!
Certamente cada um tem sua história particular a respeito dessa prova e que seria difícil representá-las com palavras e ser fiel à emoção de completá-la. E mais difícil ainda seria expressar nestas linhas a emoção de ver "TODOS" os Catanduvenses no podium.

É ISSO MESMO, TODOS PONTUARAM!
TODOS MERECERAM O PODIUM PELO ESFORÇO E DETERMINAÇÃO!

Carmem em 3º na Feminina
Mizael em 7º na Master A
Carlão em 5º na Master B
Dú Romero em 6º na Master B
Alessandro em 9º na Master B
Braz em 5º na Senior A
Murari em 5º na Senior B
Zé Augusto em 7º na Senior B
Irineu em 4º na Sub 60

Obrigado a todos por esse excelente final de semana e obrigado pela amizade e companheirismo de cada um de vocês.

Obrigado ao Silveira e sua família pela calorosa recepção e emoção com nossa participação.
Aos organizadores da prova, o nosso reconhecimento pela qualidade do local escolhido e pelo traçado seletivo e desafiador.

PARABÉNS A TODOS, SEM EXCEÇÃO!!! Até dia 25/09 em Jaboticabal. BRAZ.

As fotos completas estão no link ao lado: Álbum Picasa 110 fotos

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Treinando para o Caminho da Fé - Serrinha de Sta Adélia

Amigos Bikers, saudações.
Nos últimos dias temos treinado com maior intensidade devido a proximidade do caminho da Fé 2011.
Sairemos dia 08 de outubro e precisamos "piorar" nossas trilhas com mais subidas e descidas. Aqui na nossa região isso não é facil, mas podemos improvisar com percursos mais longos e com trechos de aclives com maoir grau de inclinação. Embora sejam muito curtos comparados com as longas subidas da Serra da Mantiqueira, podemos apresentar aos "musculos" uma "amostra grátis" dos desníveis que vem pela frente. Quem já fez o caminho da Fé sabe do que estou falando. Hehehehe...
No final de Agosto (28) eu (Braz), Murari, Zé Augusto e Dú Romero fizemos o percurso de Catanduva a Vila Roberto pela igrejinha e seguimos para Sta Adélia pela serrinha homônima. Eu gosto muito de treinar à jusante do Rio São Domingos, pois certamente encontraremos uma variedade de caminhos para nosso treinamento. Sem falar que é uma região de muita Lima da Pérsia e Goiabas deliciosas. Huuuummm...
São 70 Km variando muuuuito areião, longos trechos em alta velocidade, boas subidas em pequenas serras, muito calor (que desgasta mais) e fotos que valem a pena fazer.
Este anos eu vou para o Caminho da Fé com o Murari (fez 2x), o Irineu (fez 2x) e os neófitos Zé Augusto e Dú Romero.
 O Dú Romero dispensa comentários qto a sua performance atual. Está afinadíssimo. Está até treinando sozinho distâncias de 30 a 40 Km com médias de 26 a 28 Km/h. Coisa da Elite do MTB.
O Murari e o Seu Irineu superam quaisquer distâncias e dificuldades com a acumulada experiência de anos de mountain bike.
Eu estou com uma agenda de trabalho que atualmente está me favorecendo treinar com frequência e volume de pedal. Estou melhorando...
 O Zé Augusto passou os últimos 5 anos no Ciclismo de Estrada e está voltando com muita vontade para o mountain bike. Sua agenda não permite treinamento frequente, mas esforça-se em treinar o máximo possível. Sabe dos desafios do caminho da fé e quer percorre-lo com tranquilidade.
Hoje saímos para fazer este mesmo percurso. O clima estava bem melhor que dia 28/08. Embora a humidade do ar esteja ainda muito baixa e temp de até 35º, o vento SE estava ameno e até frio em determinados momentos. As baixadas de rios arborizadas mostrava uma rápida lembrança que estamos no "nosso" inverno. Hahaha...
As brincadeiras são frequentes

É isso aí, galera. Estou muito contente com esse esporte e com a enorme quantidade de novos ciclistas.
A cada dia ouço mais comentários que alguém que nunca pedalou comprou uma bike e quer percorrer os caminhos do MTB.
Parabéns...

ABS. BRAZ.