sexta-feira, 24 de junho de 2011

VIII MARATONA 100 Km DOS CANAVIAIS (2ª Parte) - "Nossa Participação"

Esta prova era aguardada com muita ansiedade pois gostamos de longos e desafiadores percursos.
Fiz minha inscrição dia 08 de abril para a Maratona 100 Km dos Canaviais pois queria manter-me focado em participar.
Fomos eu (Braz), Murari, Zé Augusto, Irineu e a Carmem. Os amigos de pedal Renatinho e Alessandro (que participaram ano passado) não foram. O Dú Romero também não pode comparecer.
Então com tudo organizado e arrumado fomos para Ribeirão Preto no sábado. Eu, Zé Augusto e Irineu saímos mais cedo para pegar nossas placas e chip de identificação para a prova na Multibike. Aproveitamos para comprar mais umas "coisinhas" até o Rodrigão chegar e nos informar que a BC Ciclismo estava aberta. Encontramos o amigo Glauber que nos recebeu muito bem. Consegui pneus Kenda Samall Block Eight 29 (mais velozes) para substituir os originais da minha bike.
Eu e o Zé Augusto fomos para o Hotel JP e o Irineu ficou no apto do Rodrigão.
Depois de tudo arrumado, jantamos muito carbohidrato com chopp Colorado (muito bom! Huuuuummm!) e aguardamos o Murari chegar com toda sua família.
Pela manhã a ansiedade já tomava conta da galera tanto que ninguém se atrasou no horário combinado. Até mesmo o Gabriel (filho adolescente do Murari) levantou de bate pronto.
Chegamos em Bonfim Paulista e já montamos a tenda do Pedala Catanduva. Nos encontramos com a Carmem que veio de moto no dia da prova. Pegou sua bike que estava comigo e tbm preparou-se para a largada. Bikes, uniformes e alimentação tudo nos conformes. A aglomeração de ciclistas começava a crescer e a cada minuto aumentava mais.
O Grid de largada foi aberto e rapidamente foi tomado por mais de 350 ciclistas e suas bikes. Mais de um quarteirão de bikes alinhadas e aguardando o Hino Nacional que precede o tiro de largada era uma visão impressionante. Ás 09:25h todos sairam e a aventura de 30, 50 ou 100 Km começou sem nenhum incidente.
O Murari e o Zé Augusto percorreriam o percurso como uma dupla, um apoiando o outro a superar os desafiadores 100 Km de pó vermelho e muito sol. O Zé Augusto recomeçou no MTB a poucas semanas e ainda não havia percorrido uma deistância dessas. E ainda por cima sem parar!!!! O Murari, por sua vez, estava enfrentando o desafio pessoal de superar o acidente que o retirou da disputa dos 100 Km do ano passado. Ele caiu e se feriu seriamente no reconhecimento do percurso de 2010.
O Irineu, na categoria Sub 60, correu o percurso de 50Km obrigado pelo regulamento. Todo mundo sabe que ele é especialista em longos trechos de 100, 120 e até 140 Km. No grid de largada estava lá ná frente com o pessoal da elite. Tá podendo, hein? 
 Eu estava estreando bike completamente diferente do que eu pedalava. Pedalei minha Giant Full 29" e não sabia como seria o comportamento dela. Como no ano passado programei-me para acelerar nas duas primeiras horas e seguir o que o percurso reservasse para o tempo restante até o final. Fiz 24,5 km/h na 1ª hora, 21,7 Km/h na 2ª hora, 18,6 nas duas horas seguintes e 21,8 nos últimos 47 min. Foi sensacional pedalar uma 29" em ritmo de prova. A resposta e ótima e a transmissão de 30 marchas responde muito bem a qualquer tipo de obstáculo. O volante 42 é usado por muito mais tempo e o volante 24 permite subidas muito mais fortes.
Todos completamos a prova e o único que não teve problemas foi o Murari. Eu ralei o joelho esquerdo no túnel sob a rodovia. O Zé Augusto e a Carmem tbm cairam e os ralados nos joelhos estão aí para lembrança. Mas nossa infelicidade maior aconteceu com o Mestre Irineu. Na última curva ele foi atrapalhado por um ciclista mais lento e caiu com muita força ao chão. Cruzou a linha de chegada empurrando a bike e ficou em 2º lugar na sua categoria. Parabéns Irineu pela garra e superação.
O mais emocionante para mim foi ver minha esposa na linha de chegada. Foi a primeira vez que nossas esposas e familiares nos acompanharam. Fiquei tão emocionado que saí rapidinho para não desabar em choro de emoção. Lentamente nos reunimos na tenda de apoio, nos reidratamos e curtimos nosso momento de realização pessoal. Cada qual relembrava um episódio do trajeto e a alegria era contagiante.
Combinamos de encontrar nossas famílias no shopping após nosso banho no hotel para jantarmos.
O Outback continua um espetáculo e sua comida apimentada um show.
Retornamos para Catanduva programando os próximos eventos deste ano e até do ano que vem. A cada momento flashs da corrida vinhas à mente e tornava-se assunto para muita análise e futura estratégia para as próximas provas.
O pessoal está motivado e unido. Espero que os outros companheiros de Catanduva contagiem-se com esta animação toda e participe das próximas corridas. Se possível com as famílias junto. É um incentivo maravilhoso te-los conosco.
Até a próxima. BRAZ.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

VIII MARATONA 100 Km DOS CANAVIAIS (1ª parte) - "O PERCURSO"

Saudações, meus amigos de pedal.
Esta postagem é muito especial e é dedicada à VIII Maratona 100 Km dos Canaviais, que ocorreu neste domingo (19) em áreas rurais na região de Ribeirão Preto. A largada e chegada foi em Bonfim Paulista, mas o percurso passou proximo a Dumont e Cravinhos.
Os 468 atletas de seis estados do país percorreram trajetos de 30, 50 ou 100 km .Os primeiros Kms e a largada foram comuns a todos neste desafio de mountain bike. Aliás, este é o maior evento de MTB do ano tanto em distância quanto em número de participantes.
A largada foi em movimento às 9:25h por volta do Km 3 e a chegada controlada por chip eletrônico que carregamos presos ao tornozelo esquerdo. Isso trouxe muita segurança aos participantes e muita facilidade/confiabilidade aos organizadores. A posição dos atletas era rapidamente checada com total segurança.
Logo após o Km 3 inciava-se uma longa subida de vários Kms seguida de longos trechos de desce e sobe. O piso estava perfeito para desenvolver boas velocidades médias, mas a vibração do piso irregular (seco e rachado com costelas) fez muito ciclista sofrer.
Dois pontos altos do evento foram a sinalização do percurso e os pontos de hidratação. Não era possível algum ciclista desidratar por falta de água. Somente se este não quisesse pegar os copos oferecidos em abundância.
A parte mais difícil da prova concentrava-se do Km 65 ao 80. Foram 15 Km de subida, não muito agressiva, mas contínuas. No Km 68 estava a subida mais íngreme da prova, mas curtinha. Para os que conhecem o caminho da fé, foi uma boa lembrança (mas beeeem menor). Nesta parte da prova o cansaço era evidente e os desavisados estavam propensos a grandes cãimbras.
Do Km 80 até a linha de chegada foi bem tranquilo, pois as descidas predominavam e eu aproveitei para ganhar muitas posições.
Para confirmar a chegada, tinhamos que subir um pequeno barranco à esquerda da última reta e passar entre as lascas de uma cerca. Os tapetes sensores foram colocados neste local para evitar a estrada movimentada ao lado.
O design dos troféus deste ano superaram os de 2010 (que eram muito bonitos). Parabéns!!!
Em 2012 não espero nada menos do que foi a corrida deste ano, com a mesma organização primorosa e o mesmo cuidado para com os atletas.
ABS. BRAZ.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

"INCENTIVO AO ESPORTE COMEÇA EM CASA" - 19-06-2011

A vida é repleta de momentos. Momentos esses que nos proporcionam "oportunidades" de sempre fazer algo que possa ajudar alguém ou até mesmo "orgulhar" ou "alegrar" a nós mesmos. Temos sempre oportunidades de viver intensamente momentos que nunca sairão de nossas lembranças e tudo isso torna-se melhor quando são momentos que vivenciamos com pessoas que amamos!
Façam isso!!! Você perceberá que se sentirá muito bem!!! Venho incentivando esse "carinha" aí para pedalar e, ontem, pude perceber, mais intensamente, que ele tá gostando muito da "brincadeira"!!! O moleque, de 12 anos, que não pedala toda semana, pedalou 32km em 1:55h. Lógico fizemos uma pequena parada em Caputira para uma coca-cola básica, mas logo já saímos. Foi num ritmo bem cadenciado, acompanhou muito bem e, pelo que percebi, "gosta de subida", não deu moleza não!!! rsss...(Aaaah, muleeeeque!!!...rsss)... Vai dar trabalho, heim??? hahaha...
O clima estava muito bom, não estava muito frio para pedalar e isso ajudou bastante, afinal, não saímos muito cedo, saímos 9h!!! Foi muito legal!!!
A todos os ciclistas e amigos parceiros de pedal posso dizer que, sempre que tiverem oportunidade, façam isso: INCENTIVEM SEUS FILHOS(AS) NO ESPORTE!!! Isso lhe dará a garantia de um ótimo futuro à eles e os afastarão sempre de coisas ruins desse "mundão" aí fora!!!

Amor de Pai orienta e guia com firmeza e segurança
A você meu filho, MUITO OBRIGADO pela sua maravilhosa companhia e que muitos desses pedais possam se repetir, sempre e sempre mais, e que juntos possamos crescer na amizade, na parceria, na verdade... e que nossa alegria e amor seja transmitida a todos nossos amigos, familiares e pessoas que tenham dúvidas que um Pai possa ser realmente O MELHOR AMIGO de seu filho!
Deixo aqui minha homenagem a você, PARCEIRINHO!!! "Vem comigo, gruda na roda, amigão"!..rsss. Um beijo no coração!
BONS PEDAIS A TODOS!
Dú Romero

domingo, 19 de junho de 2011

PEDAL PARA SANTA ADÉLIA - 18/06/2011

Neste sábado, enquanto muitos de nossos amigos bikers (Braz, Zé Augusto, Irineu, Murari e a Carmem...) descansavam e se preparavam para encarar a prova dos "100km dos Canaviais" que foi no domingo em Ribeirão Preto, eu (Dú) e o Leandrão fizemos um pedal muito bom com destino a cidade de St. Adélia.
Saímos logo cedo, no friozinho das 7h da matina e fomos ao destino, com saída pelo bairro do Glória a caminho de Ariranha, passando antes pelo sítio onde se encontra o antigo "Armazem de café" (histórico por aqui!!!). Passamos por Ariranha e fomos direto para St. Adélia fazendo esta famoza "esticadinha" de 7km. Na verdade, é muito bom para quem quer "suar" um pouco mais!!! rsrssss... Fazia um bom tempo que eu não passava por lá!

Chegamos em St. Adélia, tomamos um suco e comemos um pão (onde o Leandrão estava com o apetite forte...rsrs) e, quando estávamos de saída da padoca, uma surpresa: encontramos o companheiro biker "PH" (figura), mas, é claro, logo cedo assim, ele só poderia estar é de carro!!! hahaha... (brincadeirinha PH...)
Grande, PH, valeu pelo "dedinho de proza", parceiro!!! (como dizem os Mineiros)...
E assim, saímos pelo linhão até Pindorama. O chão estava bem batido, com poucos bancos de areia, bom para pedalar. Desviamos por trás da Fábrica de Chumbo, quando chegamos em Pindorama (caminho apresentado pelo amigo Renatinho Barbie que, na verdade, não estava nessa porque...bom...deixa pra lá!!! Essa não posso contar!!! hahaha...esse não tem jeito mesmo!!! hahaha...)
Pessoal, o pedal foi show de bola, com um bom rítmo e bem descontraído. Pedalamos 71km, clima propício e bom de piso. Esse caminho realmente é muito bom e indico para quem quer fazer um treino forte para "estradão"!!! CAMPEÃO!!!
E pra "coroar", uma maravilhosa e geladíssima "agua de côco"!!!
Obrigado pela cia Leandrão!!! "Fanfarrão!!!
Um forte abraço pessoal e BONS PEDAIS!!!
E aos amigos que foram para a prova dos "100km dos Canaviais", boa DIVERSÃO!!! Aguardamos as notícias anciosos por aqui! Valeu, rapaziada!!!
Dú Romero

domingo, 12 de junho de 2011

Vila Sta Helena domingo de manhã (12-06-2011)

 Hoje combinamos um pedal com vários mountainbikers, mas somente Eu (Braz), Zé Augusto, Irineu e Murari encaramos o frio de 10º. Saímos da Pão & Baguete pontualmente às 8h. por trás da Usina Cerradinho e fomos pelo caminho dos depósitos de garapão.
Imediatamente antes de cruzarmos a rodovia que passa pela Usina furou o "pneu da Bike do Irineu". (Rimou!!).
 Aí a coisa pegou. Eu nunca me diverti tanto com uma troca de câmara de ar. Um importunava o outro e o serviço não progredia.
 As brincadeiras se suscederam e conseguimos terminar o conserto com quase meia hora parados.
Enfim seguimos para Vila Sta Helena.
Como o Zé Augusto não se recordava do caminho nos aproveitamos disso e, a cada "escapada" dele na frente, era sacaneado.
Entravamos em desvios e atalhos só para ter de voltar e nos alcançar.
Até nos escondemos no canavial só para dar-lhe a sensação de perdido...
Após cruzarmos a rodovia que leva a Novais percebemos rastros recentes de 6 bikes com marcas de pneus diferentes das que estamos acostumados a ver.
Eram o Junior (da Livraria Sta Rita), seus dois filhos e amigos + o Eduardo.
 O grupo aumentou e seguimos juntos até o cruzamento com a estrada boiadeira que leva a Palmares. Neste momento nos dividimos. O Murari, Zé Augusto e Irineu foram para Pindorama para extender o pedal para 63 Km. Eu, Junior e Eduardo + a molecada seguimos para Catanduva e fechamos 44 Km. Precisavamos estar em Catanduva até meio dia para votarmos na eleição do Clube de Tênis.
Foi muito bom encontrarmos uma turma nova pedalando. Precisamos incentivar a moçadinha e orienta-los nas técnicas do mountain bike e na segurança durante o pedal.

Até o próximo pedal e próxima postagem. ABS. BRAZ.

SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA DO PEDALA CATANDUVA 
Quando encontrarem este elemento pedalando não se assutem.
É nosso conhecido colega de pedal Marcos Marcelo Murari. Também chamado de MuraroMMM.
Está em sua versão inverno friorento. Hahaha...

VILA STA HELENA: sempre uma ótima opção de percurso

Amigos do Pedal...
Nesta época do ano, final de outono e por todo o inverno, somos surpeendidos por quantidades de areião muito variadas. Uma alternativa sempre muito boa (ou melhor que as outros) é o percurso para Vila Sta Helena.
Nesta última quarta feira dia o8 de junho foram o Zé Dalto, Luiz Curti, Chuiquinho, Eu (Braz) e Irineu.
Foi um ótimo pedal pois havia chovido dias antes e o terreno estava muito bom.
Perdeu quem não pode ir.
Fazia tempo que não encotrava os amigos Luiz Curti, Zé Dalto e o Chiquinho.
Obrigado pela companhia.
Até o próximo pedal. BRAZ.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Batismo da Giant 29ER na Faz Experimental

Boa noite, meus amigos bikers.
Esta semana estou inspirado e inundei o blog de postagens uma seguindo a outra. Afinal eu tinha que atualizar nossos pedais.
No último domingo saímos para a Faz Experimental para um percurso matinal a fim de "batizar" minha bike nova. Batizar com água e uma "pia batismal" improvizada no ponto de água da Fazenda. Acho que criamos uma tradição nova...
Saímos às 8h da padaria Pão e Baguete Eu (Braz), Irineu, Murari, Zé Augusto, Dú Romero, Vitão e Lendrão (Fazia tempo que eu não via).
Estava uma ótima manhã de sol e clima de final de outono. As frentes frias já estão se tornando frequentes.
Seguimos pela Estrada Boiadeira em sentido Pindorama e fomos direto até o ponte da Ferrovia. Seguimos direto até a famosa torneira que fica bem próxima da plantação de Pupunha.
Pergunta: Daonde vem a água desta torneira???
Embaixo dela tem uma caixa de concreto tão antiga qto posso me lembrar. E frequenteo a fazenda desde criança.
A bicicleta do Zé Augusto tbm foi "batizada" na água desta caixa (nossa Pia Batismal) pelo Dú Romero. Desta vez foi a vez do Zé Batizar a minha.
Reuni o pessoal para uma foto com os coqueiros ao fundo, pois nunca temos tempo para isso. A pressa de seguir adiante não permitiu o registro. Além de que estava frio e a galera queria aquecer-se pedalando. Mas deu certo.
Seguimos por fora da Fazenda logo após passarmos pela ponte sobre a rodovia W. Luiz e encaramos o areião da subida até o ponto mais alto do percurso 610m. Fizemos mais uma foto neste local e seguimos até os três pulos.
Daí direto até o Km 7 para uma rápida pausa (lembrem-se que estava frio) para uma coca-cola. Continuamos a volta para Catanduva e resolvemos esticar um pouquinho mais o caminho seguindo até o Haras e retornando pela Faz. Borboleta.
Desta vez minha câmera ficou aos cuidados do Dú Romero que é um Papparazzi de mão cheia.
Fez tantas fotos que resolvi criar um álbum no PICASA para aqueles que queiram ver todas. Basta clicar no link abaixo...

Até os próximos pedais pessoal e obrigado por acompanhar nosso blog. ABS. BRAZ.

terça-feira, 7 de junho de 2011

1º Pedal da Giant Anthem X1 29ER

Dia 04/06 (sábado) fiz o primeiro pedal com minha nova bike com rodas 29" escoltado pela LooK Hello Kitty.
Eu é o Zé Augusto saímos cedinho e fomos até Elisiário pela descida da carvoaria até a Faz Santana e voltamos por Caputira. Fiquei muito apreensivo se me adaptaria às rodas grandes. Foi uma mudança e tanto pois não apenas as rodas aumentaram, mas a transmissão tbm. Agora pedalo com um XT Dyna Sys 30 marchas, volantes 42x32x24 (era 44x32x22) e cassete 11-36 (era 11-34).
Confesso a vcs que estou impressionado com o desempenho do conjunto. Hoje posso dizer que é um espetáculo. A tração dela é show e o comportamento nos obstáculos é incrivelmente macio. Ela "lê" o terreno suavizado-o. Passa por cima de quase tudo facilmente.
Sabem aquelas costelas de vaca no caminho? Agora paracem palitos de dente. Hahaha...
Nas subidas a relação de marchas associadas ao maior raio de giro das rodas 29" tornam esse trabalho bem mais fácil. Sobe muito bem e sem grande esforço.
As fotos estão exageradas pois a "Hello Kitty" é 26" com um quadro 17". A minha bike nova tem quadro 20" e as rodas 29" (como já dito). Mas ficou engraçado...
Para aqueles que tem força no pedal, eu recomendo fortemente esse upgrade para as rodas aro 29". Mas lembro-lhes que a transmissão deve ser apropriada às rodas 29". Conjuntos de transmissão "padrão" tornam o giro das rodas grandes muito pesado e com arrancadas muito lentas.
Mas é experimentando que se desenvolve opniões. Hoje eu aprovo a nova configuração das 29. Bem ajustado.
Valeu Zé e à Hello Kitty mais uma vez pela companhia no "debut" da 29ER.
ABS. BRAZ.

Caputira pelo caminho dos Lagos - Recuerdos

Salve, Galera do Pedal!
Esta é mais uma daquelas postagens "Lembra daquele caminho? Não o fazemos há anos..." 
Dia 29 de maio (domingo cedinho) levei o Zé Augusto para conhecer um dos caminhos que levam a Caputira. Escolhi o que acho mais técnico e bonito. Mesmo sendo um pedal curtinho de 25Km as variações do terreno velem a pena. Subidas e descidas acentuadas, buracos e valetas de enxurradas e tudo isso com muita, mas muita areia nesta época de colheita, plantio e reformas nos canaviais.
Chegamos em Caputira onde tomamos uma água com gás e café do bule. Gostamos do café sem açúcar e perguntamos se estava muito doce. A resposta foi engraçada. Como o dono do bar havia brigado com a esposa, o café tinha ficado amargo. Minha Nossa Senhora!!! Tava tão doce que poderia matar um diabético!!! Hahahaha...
Voltamos pelos caminhos já conhecidos e quase em Catanduva o Murari nos chamou para o café da manhã em seu apto.
É isso aí, Mura! Se não pedala faz café prá nóis!! Valeu!
Espero que tenha gostado deste pedal, Zé. Acho ele muito legal para treinar...
ABS. BRAZ.