quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

EXTRA, EXTRA!!! Fotos do Renatinho Barbie

Amigos do Pedal, boa tarde!
Algo de muito especial aconteceu!!
Recebi fotos de autoria do nosso amigo Renatinho Barbie, diretamente de seu arquivo secreto e inviolável (ele fotografa e não mostra pra ninguém). Rsrsrs...

Nas duas preimeiras fotos fica evidente a criatividade dos ciclistas quando entram em "roubadas". A terceira foto mostra a "vontade de pedalar" faça sol ou chuva (muita).
Renatinho, manda o resto do arquivo secreto para publicarmos!!! Hahaha... ABS. BRAZ.

sábado, 25 de dezembro de 2010

Freios V-Brake e à Disco na Lama e no Barro: "A diferença"

Há uma semana eu (Braz) e o Dú Romero saímos para um pedal de domingo cedinho após um sábado de muita chuva durante a noite toda.
Convidei vários colegas de pedal e somente o Dú quis encarar essa "roubada".
Foi ótimo e muito instrutivo. Na prática mesmo!!
Muito se discute sobre os freios tradicionais V-brake e sua comprovada eficácia e leveza, e os evoluidos sistemas de freio à disco. Desde 2010 as maiores marcas de bicicletas e suspensões do mundo incorporam em suas linhas top os freios à disco. Empresas como a Giant, Rock Shox e Fox já não possuem a possibilidade de freios V-brake ( em suas linhas superiores).

Durante este pedal pegamos muito barro mole e aderente. Pedalavamos até nas descidas.
Era mais seguro pedalar pelos caminhos das águas da chuva do que pelo caminho normal traçado pelos veículos.
Aí veio a diferença dos freios. Minha bike (disco) não acumulou barro e o sitema de transmissão e freios ficaram livres. As pastilhas originais shimano não se desgastaram com eu esperava. Estão em ótimo estado.
O Dú sofreu bastante. A quantidade de barro retida nos sitema V-brake era grande. De vez em quando todo aquele barro desabava sobre a supensão, cubos e sistema de transmissão. Subitamente o Dú tomou um "chão" pois o freio dianteiro travou de tanto barro. Até o câmbio dianteiro travou em determinado momento.
Foi muito divertido e instrutivo. Pedais extremos são um show. Vale a pena vencer desafios.
Aguarde a próxima roubada, companheiro Dú Romero! ABS. BRAZ.

7º PASSEIO CICLÍSTICO DA COCAM

No dia 12 de dezembro foi realizado com muito sucesso o 7º Passeio ciclístico da COCAM.
Com a presença de aproximadamente 130 ciclistas, a qualidade de vida foi mais uma vez exaltada pelos organizadores. Este tema está cada vez mais difundido e incentivado por profissionais de saúde e comprovado por inúmeros estudos científicos. A mudança para hábitos de vida saudáveis está na idéia deste passeio.
Contou com a presença dos organizadores, diretores e funcionários da COCAM, representantes das equipes de ciclismo e ciclistas das mais variadas idades.

Começamos às 9h com uma sessão importante de alongamento pré pedal.
Saímos margeando o Rio São Domingos e seu afluente Rio Minguta até a Dicopel, onde rehidratamos e descansamos um pouco.
Descemos a rua Brasil até a Prefeitura Municipal. Subimos o viaduto ao lado da COCAM e fomos direto até o Clube Recreativo COCAM.
No clube fomos recepcionados com muitos comes e bebes e a descontração da confraternização entre amigos.
O padrão de organização chamou minha atenção. Sempre preocupo-me com a segurança deste tipo de passeio devido a presença de crianças e pessoas iniciantes que são estimuladas a pedalar.
A segurança esteve a cargo de vários ciclistas na equipe de apoio, polícia militar, guarda civil de Catanduva e uma ambulância da UNIMED.
Posso afirmar com certeza que foi um dos passeios cilísticos urbanos com a melhor segurança que já participei.
Recomendo a todos o próximo Passeio da COCAM. E levem seus pais e filhos. Eles vão gostar.
ABS. BRAZ.

domingo, 5 de dezembro de 2010

SPEED - Caminho da Paz de Catanduva

Boa noite, bikers do PedalaCatanduva e seguidores.
Este domingo teve pedal para todos os gostos. Uma turma grande de mountain bikers liderada pelos amigos Irineu, Vitor e Rodrigão foram pelas trilhas de Vila Roberto.
Zé Augusto e o Murari levaram-me para conhecer o intitulado Caminho da Paz.

Saímos bem cedo da casa do Zé Augusto após um café espetacular. Fomos via Novais e Embaúba até Paraíso. No caminho entre Embaúba e Paraíso encontramos o colega biker Ilson que pedalava sozinho. Ele estava "queimando" a cervejada do sábado à noite. Natural...
Parada obrigatória na padoca onde o Capuccino e um ótimo pão com queijo derretido na chapa nos esperava.

A saída de Paraíso é uma descida com 100m de desnível em 5Km até Palmares. O pedal seguia tranquilo pela rodovia da Laranja e imaginávamos estar de volta às 10:20h.
Pouco antes do posto Sta Rita um "dublé" de furos em pneus traseiros. Eu e o Murari furamos com cacos de vidro. O sortudo do Zé Augusto escapou. Pelo menos ocupou-se fotografando. Hahahaha...

Mesmo assim chegamos cedo de volta para Catanduva: 10:50h.
Aí sim é que fomos surpreendidos! A esposa do Zé deixou tudo pronto: cerveja geladíssima e aperitivos variados em um ambiente climatizado super aconchegante. Obrigado e parabéns.
Eu voto para que TODOS os pedais de domingo terminem na casa do Zé Augusto. Rsrsrs...
Esse valeu!!! ABS. BRAZ.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bairro Congonhas - TÁ DOMINADO

Boa noite bikers e seguidores do blog.
Muito eu estava ouvindo falar sobre o bairro Congonhas. O Irineu e o Vitão fizeram incursões pelas trilhas de Itajobi-Açaí-Vila Roberto até descobrirem o melhor caminho para este pitoresco bairro (em extinção) de Itajobi.
Um pedalzinho de 80Km que vale a pena.

Como dá para ver no mapa, saímos de Catanduva em direção da Carvoaria e passamos ao largo de Marapoama. Chegamos em Itajobi e pegamos a estrada para Vila Açaí. A meio caminho desviamos à esquerda numa Capelinha e chegamos no Bairro Congonhas. Nem o Vitão sabia que havia um PowerButeco para repor as enegias.
Na foto o Renatinho com seu uniforme Coca-Cola nos serviu de Coca-Cola. Tão lindinho...

Voltamos via Vila Roberto seguindo uns atalhos single track muito jóias.
Mais uma vez a galera dominou um novo caminho. Congonhas tá dominado e precisamos fazer de novo, pois é muito bom.
Valeu moçada. Quanto mais novidade melhor.
ABS. BRAZ.